TANGO E IDENTIDADE: Problematizando o lugar da afrodescendência na Argentina

Autores

  • Omer Nahum Freixa Universidade de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v3i6.3739

Resumo

O tango é a música mais evocativa da área do Río de la Plata. Muito foi dito e foi escrito neste gênero que conquistou multidões em vários contextos históricos e em lugares diferentes do mundo, mas um problema de visibilidade existe. Nos começos deles e desenvolvimento posterior há uma contribuição que foi silenciado, que do africanía, em linha com o branqueamento e a fala histórica em Argentina que transformou à comunidade africana e afrodescendiente na "primeiras pessoas desaparecidas", uma fala que repete até a fadiga no bom senso e com o que é complicado para lutar. Se a música é um gerando importante de identidades, é necessário não perder de visão a participação e o impronta afro no gênero arquetípico que define o argentinidad e é característico do Río de la Plata região, desde que faz à definição de uma marca multicultural onde a impressão africana, entre outras, define o “ser argentino” e, em geral, o impronta dele é forte na área do Río de la Plata. De acordo com estimativas e inquéritos, eles são dois milhão afrodescendientes na Argentina e o último Censo (2010) quase indicou 150.000 que eles são reconhecidos a si mesmos, pela primeira vez na história nacional.

Palavras-chave: tango, identidade, música, Argentina, afrodescendência.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

Freixa, O. N. (2018). TANGO E IDENTIDADE: Problematizando o lugar da afrodescendência na Argentina. ODEERE, 3(6), 43-62. https://doi.org/10.22481/odeere.v3i6.3739