Cosmopolítica e Plantas Mágicas em Pesquisas com Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro: uma conversa com Clarice Novaes da Mota
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v3i5.4138Resumo
A entrevista foi articulada durante a visita da antropóloga Clarice Novaes da Mota no mês de abril de 2018 ao Rio de Janeiro – RJ, sendo os diálogos articulados virtualmente durante os meses de maio e junho de 2018. A entrevista traz um dos primeiros trabalhos antropológicos com os Povos Indígenas do Nordeste, sendo este construído pela Clarice Novaes da Mota com os Xokó no Estado de Sergipe. Os diálogos foram construídos diante das categorias: Cosmopolítica, Plantas Mágicas, Etnogênese, entre outras, onde a antropóloga sedimentou o seu trabalho.
Palavras-chave: cosmopolítica; Índios do Nordeste; Plantas mágicas
Downloads
Referências
GALVÃO, Eduardo. “Áreas Culturais Indígenas do Brasil: 1900/1959”. In: Encontro de Sociedades.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p. 193-228.
MOTA, Clarice Novaes da. Os Filhos de Jurema na Floresta dos Espíritos: ritual e cura entre dois grupos indígenas do Nordeste brasileiro. Maceió: EDUFAL, 2007.
OLIVEIRA, João Pacheco de. Uma Etnologia dos “Índios Misturados”? Situação colonial, territorialização e fluxos culturais. In: Mana, Rio de Janeiro, 4 (1), 1998, p. 47-77. https://doi.org/10.1590/s0104-93131998000100003
RIBEIRO, Darcy. Os Índios e a Civilização. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ODEERE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.