O conhecimento quilombola e as plantas medicinais como recurso didático para o ensino de ciências

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DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v4i8.5769

Resumo

A utilização das plantas pela espécie humana ocorre das mais variadas maneiras, principalmente, na alimentação, vestimenta, no tratamento e cura de doenças. Dentre os grupos culturais que usam as plantas medicinais, encontram-se os povos remanescentes dos quilombos. O conhecimento que os quilombolas possuem é baseado em valores, símbolos, crenças e mitos. Hábitos e costumes estão diretamente envolvidos com o ambiente e esta relação permitiu que estas comunidades acumulassem conhecimentos. Deste modo, a Lei nº 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira em instituições de ensino. Assim, o presente relato de experiência foi realizado por intermédio de uma intervenção, desenvolvida em três encontros e uma visita à UESB, sendo um conjunto de atividades mediadas pelo professor, que permite aos discentes questionar, sanar dúvidas e realizar ações. Assim, as visitas ao HUESB e ao LPN contribuíram para que os estudantes fizessem uma associação entre o conhecimento popular e o conhecimento científico e entendessem como esses estão entrelaçados, bem como perceber a relevância de ambos os conhecimentos para a história da Ciência.

Palavras-chave: Educação informal; Pedagogia crítica; Educação Quilombola.

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

Silva, W. de J., & da Silva-Castro, M. M. (2019). O conhecimento quilombola e as plantas medicinais como recurso didático para o ensino de ciências. ODEERE, 4(8), 364-379. https://doi.org/10.22481/odeere.v4i8.5769

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS