Relações Étnicas: desafios para o Ensino, Pesquisa e Extensão no Campo Interdisciplinar

Autores

  • Marise de Santana Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v4i8.6233

Resumo

Neste artigo estamos propondo falar sobre Ensino, Pesquisa e Extensão como pretexto para pensar sobre as Relações Étnicas. Ou seja, de forma didática vamos falar sobre as Relações Étnicas e a indissociabilidade no tripé ENSINO-EXTENSÃO-PESQUISA, nesta ordem, pois enseja nossa experiência na educação superior no espaço do ODEERE. As perspectivas educacionais descolonizadoras lançam o olhar sobre processos de produção de conhecimentos que se voltem para pensar/debater metodologias que dê voz aos sujeitos, enaltecendo a oralidade e, portanto, o “senso comum” no sentido atribuído por Geertz em sua produção “Saber Local”. Tais perspectivas nos coloca os desafios que a problemática das fronteiras nas relações entre diferentes etnicidades nos apontam nos espaços educacionais.

Palavras-chave: Pesquisa, Ensino, Exrtensão, Relações Étnicas, ODEERE.

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

de Santana, M. (2019). Relações Étnicas: desafios para o Ensino, Pesquisa e Extensão no Campo Interdisciplinar. ODEERE, 4(8), 35-49. https://doi.org/10.22481/odeere.v4i8.6233