Linguagens visuais como pretexto para falar de Relações Étnicas
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v4i8.6234Resumo
O propósito do presente trabalho é construir ou, pelo menos, provocar acerca do potencial que as imagens possuem de estabelecer mediações entre sujeitos/grupos acerca do que os faz se sentirem próximos e capazes de identificar pontos que os diferenciam de outros sujeitos ou grupos nos processos possíveis de contato por eles estabelecidos. Neste sentido, cabe situar o entendimento que trazemos acerca de linguagens visuais e Relações étnicas situando-as naquilo que propõem. Organizado em seis tópicos mais as referências, o texto traz uma Introdução que situa acerca do fio condutor da discussão; nos tópicos seguintes os títulos vão enunciando as discussões que propõem: Imagem e produção visual; Recursos visuais e atividade de ensino; Imagens: produção/reflexão no espaço da festa; Recursos visuais: convergências de ensino, pesquisa e extensão; e Considerações finais. Neste último tópico o texto procura, a partir de uma revisita ao título proposto, estabelecer possíveis entrelaces entre linguagens visuais e relações étnicas.
Palavras-chave: Imagens, Festa, Ensino.
Downloads
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia Tradução de Alfredo Bosi, 2. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1982.
AMADO, Jorge. Bahia de Todos os Santos: guia de ruas e mistérios. Rio de Janeiro: Record, 2000.
ARAÚJO, Jorge de Souza. Letras, leitor, leituras: reflexões. Itabuna-Ba: Via Litterarum, 2006
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução de Júlio Castañon Guimarães.Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A cultura na rua. Campinas, São Paulo: Papirus, 1989.
DUBOIS, Philipe. O ato fotográfico. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas, São Paulo: Papirus, 1993.
DURAND, Gilbert. O Imaginário: ensaio acerca das ciências de da filosofia da imagem. tradução Renée Eve Levié. 3.ed. Rio de Janeiro: Difel, 2004.
ELIADE, Mircea. Imagens e símbolos: ensaios sobre o simbolismo mágico-religioso. Tradução de Sonia Cristina Tamer. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
FELDMAM-BIANCO, Bela; LEITE, Míriam L. Moreira (Org.) Desafios da imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas Ciências Sociais. Campinas: Papirus, 1998.
FERREIRA, Edson Dias . Desenho, fotografia e cultura na era da informática. In: GRAPHICA 2007-VII International Conference on Graphics Engineering of Arts and Design e XVIII Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico, 2007, Curitiba. GRAPHICA 2007 - ANAIS - Desafios da era digital: ensino e tecnologia, 2007. p. 01-09.
FERREIRA, Edson Dias. Desenho e Antropologia: influências da cultura na produção autoral. In: GRAPHICA: International Conference on Graphics Engineering of Arts and Design e XVIII Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico, 2005, Recife, PE. Anais... Recife, 2007, p.
FERREIRA, Edson Dias. Fé e festa nos janeiros da Cidade da Bahia: São Salvador. 2004. 250f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais, Antropologia) – PUC-SP, São Paulo, 2004.
FERREIRA, Edson Dias. Desenho Conhecimento: em direção à construção de sua epistemologia. In: GRAPHICA: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENGENHARIA GRÁFICA NAS ARTES E NO DESENHO, 3., 2000, Ouro Preto, MG. Anais... Ouro Preto, 2000, p.
FERREIRA, Edson Dias. Linguagens visuais e cultura: as interfaces possíveis com a proposta do ODEERE. In ODEERE: formação docente, linguagens visuais e legado africano no sudoeste baiano / Marise de Santana...[et al.]. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2014
FERREIRA, Edson Dias. Imagens da Cidade: fé e festa nos janeiros da Cidade da Bahia. In Etnicidades e trânsitos: estudos sobre Bahia e Luanda / Marise de Santana...[et al.]. Jequié; Rio de Janeiro: Programa de pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade(UESB): Grupo de Pesquisa interinstitucional (UERJ-UFRJ), 2017.
FILLIPPI, Patrícia de; LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. Como tratar coleções de fotografias. São Paulo: Arquivo Público do Estado: ImPrensa Oficial do Estado, 2002
GEERTZ, Clinford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989.
GOMES, Luiz Vidal Negreiros. Desenhismo Santa Maria, Rio Grande do Sul: Editora UFSM, 1996
HALBWACHS, Maurice. Memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem.Tradução de Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 1996
KELLNER, Douglas. Lendo imagens criticamente: em direção a uma pedagogia pos-moderna. In SILVA, Tomaz Tadeu da. Alienígenas na sala de aula:Uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis, RJ: vozes, 1995.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. 3. ed. São Paulo: Ateliê, 2002
KOSSOY, Boris. Fotografia e história. 2. ed. São Paulo: Ateliê, 2001.
KUBRUSLY, Cláudio Araújo. O que é fotografia. São Paulo: Brasiliense, 2003.
LAWLOR, Robert. Mitos, Deus, Mistérios Geometria Sagrada. Rio de Janeiro: Edições Del Prado, 1996.
LEITE, Enio. Origens do processo fotográfico. <http://www.cotianet.com.br/photo/hist/www.focusfoto.com.br>, em 12 de ago. 2007.
MOREIRA, Ana Angélica Albano. O espaço do desenho: a educação do educador. São Paulo: Edições Loyola, 1991.
MORIN, Edgar. O enígma do homem: para uma nova Antropologia. Tradução de Fernando de Castro Ferro. 2.ed. Rio de Janeiro: ZAHAR, 1979.
MOURA, Carlos Eugenio Marcondes de. A travessia da calunga grande. São Paulo: Edusp, 2000.
POLLAK, Michel. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.5, n. 10, p.200-212, 1992.
POLLAK, Michel. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol 2, n. 3, p.3-15, 1989.
POUTIGNAT, Philippe; STREIFF-FENART, Jocelyne. Teorias da Etnicidade, seguido de Grupos étnicos e suas fronteiras de Fredrik Barth. Tradução de Elcio Fernandes; São Paulo: UNESP, 2000.
SAMAIN, Etienne. Questões heurísticas em torno do uso das imagens nas Ciencias Sociais. In FELDMAM-BIANCO, Bela; LEITE, Míriam L. Moreira (Org.). Desafios da Imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas Ciências Sociais. Campinas: Papirus, 1998.
SANTAELLA, Lúcia. Imagem. São Paulo: Editora Iluminuras Ltda, 1999.
VERGER, Pierre. Retratos da Bahia -1946 a 1952. Salvador: Corrupio, 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 ODEERE - Revista do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.