A continuação dos estudos sobre as escritas do memoriando: Atos de curriculo e preconceitos revelados
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v4i8.6237Resumo
Este é o segundo texto produzido pela investigação de inspiração etnográfica ‘Eu, Pedagoga’ e busca revisar e dar seguimento a sistematização dos estudos e análises advindas da sua primeira etapa, apresentada no relato de experiências com o título “Questões étnico raciais no ato de currículo Memoriando: identidade(s) em conflito ou o silenciamento de si?”. O conjunto de argumentos e posições aqui pontuadas, resultaram, por sua vez, do esforço de compreensão de 06 entrevistas tópicas que selecionamos de forma criteriosa junto aos estagiários da disciplina Pesquisa e Estágio em Espaços Não Escolares do Curso de Pedagogia, que relutaram, mas que terminaram se envolvendo com o desafio de colaborar com esta investigação.
Palavras-chave: Memoriando. Ato de Currículo. Questões Étnico Raciais.
Downloads
Referências
JOSSO, Marie Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa: Educa, 2004.
MACEDO, Roberto Sidnei. Compreender e mediar a formação: o fundante da educação. Brasília: Liber Livro, 2010.
MACEDO, Roberto Sidnei. A Teoria etnoconstitutiva de currículo: teoria – ação e sistema curricular formacional. Curitiba: CRV, 2016.
MARQUES, Zoraya Maria de Oliveira. Questões étnicas raciais no exercício Memoriando: há identidade(s) em conflito ou o silenciamento de si? Anais do V Congresso Baiano de Pesquisadores Negros, v. I, p. 22-26, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 ODEERE - Revista do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.