A continuação dos estudos sobre as escritas do memoriando: Atos de curriculo e preconceitos revelados

Autores

  • Zoraya Maria de Oliveira Marques Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v4i8.6237

Resumo

Este é o segundo texto produzido pela investigação de inspiração etnográfica ‘Eu, Pedagoga’ e busca revisar e dar seguimento a sistematização dos estudos e análises advindas da sua primeira etapa, apresentada no relato de experiências com o título “Questões étnico raciais no ato de currículo Memoriando: identidade(s) em conflito ou o silenciamento de si?”. O conjunto de argumentos e posições aqui pontuadas, resultaram, por sua vez, do esforço de compreensão de 06 entrevistas tópicas que selecionamos de forma criteriosa junto aos estagiários da disciplina Pesquisa e Estágio em Espaços Não Escolares do Curso de Pedagogia, que relutaram, mas que terminaram se envolvendo com o desafio de colaborar com esta investigação.

Palavras-chave: Memoriando. Ato de Currículo. Questões Étnico Raciais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

JOSSO, Marie Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa: Educa, 2004.

MACEDO, Roberto Sidnei. Compreender e mediar a formação: o fundante da educação. Brasília: Liber Livro, 2010.

MACEDO, Roberto Sidnei. A Teoria etnoconstitutiva de currículo: teoria – ação e sistema curricular formacional. Curitiba: CRV, 2016.

MARQUES, Zoraya Maria de Oliveira. Questões étnicas raciais no exercício Memoriando: há identidade(s) em conflito ou o silenciamento de si? Anais do V Congresso Baiano de Pesquisadores Negros, v. I, p. 22-26, 2015.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Marques, Z. M. de O. (2019). A continuação dos estudos sobre as escritas do memoriando: Atos de curriculo e preconceitos revelados. ODEERE, 4(8), 140-153. https://doi.org/10.22481/odeere.v4i8.6237