(DES)CONSTRUÇÃO DE SABERES AFRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v5i9.6347

Palavras-chave:

Educação; Cultura; Afro; Saberes.

Resumo

O referente trabalho tem por objetivo descrever parte das experiências obtidas mediante a participação na extensão em “Educação e Cultura Afro” desenvolvida pelo Órgão de Educação e Relações Étnicas – ODEERE. Na oportunidade, refletimos sobre as discussões obtidas nos dez módulos do curso e como essas pautas influíram diretamente nas concepções pressupostas acera da cultura afro. Em vista de se perceber o legado africano assumindo metodologias de resistência na contemporaneidade, a formação docente e discente deve procurar reaver e fortalecer de forma diversificada sua identidade e seu território para combater a discriminação racial. Dessa forma, o presente trabalho discorre sobre a importância do curso para alunos, professores e a comunidade em busca de melhor formação e rompimento do status quo étnico. Entretanto, aprendendo a respeitar e valorizar a cultura, o legado africano, a educação étnico-racial, por meio de práxis realmente efetivas em seus respectivos territórios de identidade.

Palavras-chave: Educação; Cultura; Afro; Saberes.

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

SANTOS, Sávio Oliveira da Silva. (DES)CONSTRUÇÃO DE SABERES AFRO. ODEERE: Revista Internacional de Relações Étnicas, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 474–492, 2020. DOI: 10.22481/odeere.v5i9.6347. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/odeere/article/view/6347. Acesso em: 5 jul. 2025.