Os contos de fadas e o processo de construção identitária da criança negra
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v5i10.7307Palavras-chave:
Contos, Fadas, Racismo, Identidade, AceitaçãoResumo
Este texto tem como finalidade abordar questões voltadas à construção da identidade étnico/racial da criança negra, levantando discussões sobre os contos de fadas, notadamente Branca de Neve e Bela Adormecida, e sua influência no processo de construção identitária, enquanto oferta de um único tipo de obra literária para as crianças. Partindo desse pressuposto, traçamos o seguinte objetivo: analisar a contribuição dos contos de fadas para a formação da identidade étnico/racial da criança negra, investigando dois contos de fadas mais populares e que fortalecem uma concepção de estética que contribui para o fortalecimento do racismo e disseminação de práticas racista na sociedade e consequente baixa autoestima da criança negra. Sendo assim, a metodologia foi análise documental, com revisão das obras: Branca De Neve e a Bela Adormecida. Esta pesquisa visa fornecer instrumentos para aumentar as formas de discussões e debates sobre o assunto, que sirva como um suporte para professores desenvolverem novas concepções sobre ampliação das escolhas literárias e roda de conversas no meio de estudantes para que só aumentem as possibilidades de aprendizagem. Foram trazidos ao debate teóricos como: Gomes (2005), Brandão (1981), Freire (2002) Coelho (2005), Munanga (2003), dentre outros, a fim de embasar esta pesquisa.
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