Educação escolar indígena em São Gabriel da Cachoeira/AM: um pouco de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v5i10.7578

Palavras-chave:

Educação Escolar Indígena, Interculturalidade, Identidade Cultural

Resumo

Nesse artigo pretendemos identificar, descrever e caracterizar o contexto em que se inseriu uma pesquisa de doutorado, desenvolvida no programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde fizemos uma breve retrospectiva histórica da educação escolar indígena no município de São Gabriel da Cachoeira, região do Alto Rio Negro, no estado do Amazonas. Através de pesquisa de natureza básica, descritiva, quanto aos objetivos, bibliográfica quanto aos procedimentos, partimos da seguinte questão: como foi o processo inicial de construção de uma educação escolar indígena nesta região? É preciso pensar a formação de professores indígenas a partir de suas concepções de mundo e de homem e das formas de organização social, política, cultural, econômica e religiosa desses povos, já que estamos inseridos nesse contexto.

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Biografia do Autor

Josiani Mendes Silva, Instituto Federal do Amazonas

Pedagoga com Doutorado em Educação pela FEUSP, mestrado em Educação Agrícola pela UFRRJ, Especialização em Metodologia da Ciência pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Curitiba, Psicopedagogia pelo IBEPEX. Atua em cursos de licenciaturas e mestrados profissionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Silva, J. M. (2020). Educação escolar indígena em São Gabriel da Cachoeira/AM: um pouco de história. ODEERE, 5(10), 70-100. https://doi.org/10.22481/odeere.v5i10.7578