Descolonizando o currículo escolar e o ensino de história: Agudás, os retornados a África
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v5i10.7602Palavras-chave:
lei 10639/03, história da África, Ensino de HistóriaResumo
O objetivo deste artigo é analisar a letra do samba-enredo: “Agudás: os que levaram a África no coração e trouxeram para o coração da África, o Brasil”. Que contribuição este enredo oferece ao ensino de História da África e cultura afro-brasileira? Oferece uma memória histórica inédita ao carnaval carioca, dando visibilidade ao povo negro que retornou à África antes da abolição da escravidão no Brasil em 1888. Assim, propõe desconstruir o paradigma eurocêntrico e construir caminhos para a descolonização do currículo escolar, na perspectiva dos Estudos Culturais. Esta arte carnavalesca da escola de samba Unidos da Tijuca, do carnaval carioca de 2003, é uma pedagogia cultural com potencial para desenvolver uma educação antirracista e decolonial no espaço escolar.
Palavras-chave: Lei n. 10.639/2003. História da África. Ensino de História
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