Descolonizando o currículo escolar e o ensino de história: Agudás, os retornados a África

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v5i10.7602

Palavras-chave:

lei 10639/03, história da África, Ensino de História

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a letra do samba-enredo: “Agudás: os que levaram a África no coração e trouxeram para o coração da África, o Brasil”. Que contribuição este enredo oferece ao ensino de História da África e cultura afro-brasileira? Oferece uma memória histórica inédita ao carnaval carioca, dando visibilidade ao povo negro que retornou à África antes da abolição da escravidão no Brasil em 1888. Assim, propõe desconstruir o paradigma eurocêntrico e construir caminhos para a descolonização do currículo escolar, na perspectiva dos Estudos Culturais. Esta arte carnavalesca da escola de samba Unidos da Tijuca, do carnaval carioca de 2003, é uma pedagogia cultural com potencial para desenvolver uma educação antirracista e decolonial no espaço escolar.

Palavras-chave: Lei n. 10.639/2003. História da África. Ensino de História

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Biografia do Autor

Ana Lúcia da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Doutora  em  Educação - PPE - UEM, linha de pesquisa: Ensino, aprendizagem e formação de Professores”. Professora Adjunta do Departamento de História da UEM. Integrante do grupo de pesquisa CNPQ: “Educação, mídia e Estudos Culturais”.

Teresa Kazuko Teruya, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPE – UEM. Líder do grupo de pesquisa CNPQ: “Educação, mídia e Estudos Culturais”.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

da Silva, A. L., & Teruya, T. K. . (2020). Descolonizando o currículo escolar e o ensino de história: Agudás, os retornados a África. ODEERE, 5(10), 41-69. https://doi.org/10.22481/odeere.v5i10.7602