Fazer Marielle Franco presente: história de vida, interseccionalidade e sociologia
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v6i01.8086Palavras-chave:
interseccionalidade, didática, sociologia, educação, história de vidaResumo
A partir dos questionamentos de uma turma de Sociologia do Ensino Médio, bastante comovida com o assassinato da vereadora Marielle Franco, que causou comoção nacional, foi organizada uma atividade para apresentar sua trajetória pessoal e política. No intuito de fundamentar a aula na perspectiva interseccional, o recurso didático principal representou a silhueta do rosto de Marielle, em forma de desenho, composto de cinco partes indissociáveis. Cada fragmento trazia uma categoria sociológica: classe, raça, gênero, sexualidade e protagonismo, que, debatidas com a turma, previamente à colagem de cada peça, promoveram reflexões sobre o significado dos conceitos e de como se entrelaçam à história de vida de Marielle. O trabalho abordou conceitos clássicos das Ciências Sociais, como o de fato social de Émile Durkheim, por meio de um olhar inventivo e partindo de uma problematização suscitada pela turma.
Downloads
Referências
AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade? Belo Horizonte: Letramento - Justificando, 2018.
AUN, Heloisa. Brasil é o país que mais mata LGBTs no mundo: 1 a cada 19 horas. Catraca livre, 2018. Disponível em: https://catracalivre.com.br/cidadania/brasil-mais-mata-lgbts-1-cada-19-horas/. Acessado em: 21/02/2021.
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: Razões práticas: sobre a teoria da ação. 5. ed. São Paulo: Papirus Editora, 2005, p.74-82.
DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. -3ª.ed.- São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ESCOBAR, Geanine. Marielle, presente! Hoje e sempre. Dezanove, 2018. Disponível em: https://dezanove.pt/marielle-presente-hoje-e-sempre-1168931 Acessado em: 21/02/2021.
GONZALEZ, Lélia. "Racismo e sexismo na cultura brasileira". In: SILVA, L. A. et al. Movimentos sociais urbanos, minorias e outros estudos. Ciências Sociais Hoje, Brasília, ANPOCS n. 2, p. 223-244, 1983.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade: tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro - 10.ed. - Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
hooks, bell. Eros, erotismo e o processo pedagógico. In: LOURO, Guacira Lopes (org). O Corpo Educado: Pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
LAHIRE, B. “Viver e interpretar o mundo social: para que serve o ensino de Sociologia?” In: GONÇALVES, D. N. (Org.). Sociologia e juventude no ensino médio: formação, PIBID e outras experiências. Campinas: Pontes Editores. (pp. 15-30), 2014.
LIMA, Wesley. Brasil: um país marcado pelo genocídio da sua população negra, pobre e periférica. MST. Disponível em: http://www.mst.org.br/2018/05/18/brasil-um-pais-marcado-pelo-genocidio-da-sua-populacao-negra-pobre-e-periferica.html Acessado em: 21/02/2021.
LOURO, G.L. Pedagogias da sexualidade. LOURO, G.L.(org.). In: O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
MAIA, Dhiego. Bolsonaro propõe reduzir verba para cursos de sociologia e filosofia no país. Folha de S.Paulo. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/04/bolsonaro-propoe-reduzir-verba-para-cursos-de-sociologia-e-filosofia-no-pais.shtml Acessado em: 21/02/2021.
MÍDIA LIVRE. Último pronunciamento de Marielle Franco antes de ser executada no Rio de Janeiro. Youtube, 15 de mar. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Da7dqCqEJmA Acessado em: 21/02/2021.
SOUZA, Jessé. A ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ODEERE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.