Fazer Marielle Franco presente: história de vida, interseccionalidade e sociologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v6i01.8086

Palavras-chave:

interseccionalidade, didática, sociologia, educação, história de vida

Resumo

A partir dos questionamentos de uma turma de Sociologia do Ensino Médio, bastante comovida com o assassinato da vereadora Marielle Franco, que causou comoção nacional, foi organizada uma atividade para apresentar sua trajetória pessoal e política. No intuito de fundamentar a aula na perspectiva interseccional, o recurso didático principal representou a silhueta do rosto de Marielle, em forma de desenho, composto de cinco partes indissociáveis. Cada fragmento trazia uma categoria sociológica: classe, raça, gênero, sexualidade e protagonismo, que, debatidas com a turma, previamente à colagem de cada peça, promoveram reflexões sobre o significado dos conceitos e de como se entrelaçam à história de vida de Marielle. O trabalho abordou conceitos clássicos das Ciências Sociais, como o de fato social de Émile Durkheim, por meio de um olhar inventivo e partindo de uma problematização suscitada pela turma.

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Biografia do Autor

Camila Santos Pereira, Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Especialista em Orientação Educacional (UNIASSELVI). Licenciada em Ciências Sociais (UFRGS). Integrante do geni - estudos de gênero e sexualidade e do GEETRANS - Grupo de Estudos em Educação e Transgressão.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Pereira, C. S. (2021). Fazer Marielle Franco presente: história de vida, interseccionalidade e sociologia. ODEERE, 6(01), 386-398. https://doi.org/10.22481/odeere.v6i01.8086