Feminismos negros e decolonialidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v6i01.8468

Palavras-chave:

feminismo negro, educação, antirracismo, antissexismo, decolonialidade

Resumo

A partir da conjectura de que a história e atuação de escritoras feministas negras é uma maneira de tensionar as relações sociais para resolver problemas oriundos da colonização, este estudo parte do pressuposto de que a inserção, teorização dos papéis e contribuições dessas autoras na educação corrobora para desconstrução de narrativas éticas e estéticas pautadas no viés eurocêntrico. Objetiva-se destacar a potencialidade do pensamento feminista negro, utilizando a categoria da interseccionalidade, para incluir possibilidades pedagógicas de fomento ao debate de raça/etnia, classe e gênero, no âmbito educacional e combate ao racismo estrutural, sexismo e cultura patriarcal, advindos da colonialidade. Para tanto, parte-se de uma abordagem metodológica feminista, bibliográfica e qualitativa e se constitui em um diálogo ancorado em autoras estrangeiras e brasileiras, sobretudo negras e decoloniais no qual constata-se que o pensamento feminista negro pode colaborar para a construção de uma educação antirracista e antissexista para promover a decolonialidade do saber.

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Biografia do Autor

Claudia de Faria Barbosa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e Centro Universitário UniRuy

Doutora em Humanidades (UCSAL), pesquisadora do Grupo de Estudos Hermenêuticos em Famílias, Territórios, Identidades e Memória (GEHFTIM, CNPq-UESB), professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Centro Universitário UniRuy e professora colaboradora do Programa de pós-graduação stricto sensu em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC – UESB). Autora do livro: As mulheres na política local: entre as esferas pública e privada. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2168813017315763 E-mail: barbosa.claudiadefariabarbosa@gmail.com

Edmeire Oliveira Pires, Rede Municipal e Estadual de Ensino de Souto Soares- Bahia

Mestranda em Gerência e Administração de Políticas Culturais e Educacionais do Instituto de Educação Superior Kyre’y Sãso (IESKS), Pós-graduada em História e Cultura Afro-brasileira (Pró- Saber) e Professora da Rede Municipal e Estadual de Ensino de Souto Soares - Bahia. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4839858362331728 E-mail: meireoliveira18@hotmail.com

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Barbosa, C. de F., & Pires, E. O. . (2021). Feminismos negros e decolonialidade. ODEERE, 6(1), 257-286. https://doi.org/10.22481/odeere.v6i01.8468