Relações étnico-raciais e de gênero em debate nos Ateliês de Pesquisa: (re)invenções nas Práticas Pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v6i01.8581

Palavras-chave:

Relações étnico-raciais, Narrativas docentes, Práticas pedagógicas, Ateliês de Pesquisa, Educação Básica

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir os principais resultados apresentados pelas pesquisas “Relações étnico-raciais e de gênero no contexto das práticas pedagógicas: escrevivências e (re)invenções na educação básica” e a pesquisa “Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Identidade: desafios e implicações nas Práticas pedagógicas”[1]. Dialogamos com os métodos adotados nas pesquisas, a etnoescrevivência e a pesquisa ação colaborativa, tomando os Ateliês de Pesquisa (APs) como dispositivo de construção de dados e intervenção, que possibilitou a construção de um movimento (auto)formativo e coautoral, pautado na colaboração e na reflexão sobre a prática. As discussões teóricas dialogam principalmente com hooks (2017); Lima (2015); Pimenta (2005); Silva e Costa (2020) e outros/as autores/as. Os resultados apontaram que ao tomar como centralidade as narrativas da experiência docente e suas histórias de vida no entrelace do desenvolvimento profissional, os APs provocaram deslocamentos nos processos formativos com os temas raça e gênero, produzindo reflexão e alteração nas práticas pedagógicas. Demonstraram ainda, que não basta ser colaborador da pesquisa para que a cocriação e coautoria se estabeleçam, é fundamental que o ethos da confiança, a relação ética e horizontal seja construída ao longo do processo, haja vista que o modus operandi dos Ateliês de Pesquisa prima pela horizontalidade, invenção e experiência ancoradas no real do cotidiano escolar como propulsoras da produção do conhecimento pedagógico considerado como conhecimento científico do campo da docência.

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Biografia do Autor

Marleide Alves de Oliveira Medeiros, Secrataria da Educação do Estado da Bahia

Mestra em Educação e Diversidade-(MPED\UNEB). Especialista em Mídias na Educação (UESB), e em Métodos e Técnicas de Ensino (UNIVERSO). Licenciada em História pela (UNEB-Campus IV). Docente da educação básica, realiza estudos na área de educação com enfoque nos temas: formação docente e relações étnico raciais. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Diversidade, Discursos, Formação na Educação Básica e Superior- (DIFEBA/UNEB). E-mail: marleidemedeiros35@gmail.com

Vaneza Oliveira de Souza, Secrataria da Educação do Estado da Bahia

Mestra em Educação e Diversidade (MPED/UNEB). Especialista em Neuropedagogia e Psicanálise. Licenciada em Letras com Inglês pela (UNEB) e em Pedagogia (UNOPAR).  Pesquisadora do Grupo de Pesquisa (DIFEBA-UNEB) Membra do Coletivo Liberta Preta (UNEB, Seabra). Professora da Educação Básica e pesquisadora das relações étnico-raciais e de gênero.  E-mail: vanessas.rita@hotmail.com

Ana Lúcia Gomes da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Doutora e Mestra em Educação pela (UFBA). Pós-doutora em Educação (UFTM). Professora titular do Departamento de Ciências Humanas da (UNEB), campus IV. Docente do Curso de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (PPED), UNEB. Líder do grupo de pesquisa Diversidade, Discursos, Formação na Educação Básica e Superior (DIFEBA/UNEB). Pesquisadora e orientadora de temas de pesquisa sobre formação de professores para/com a diversidade, relações de gênero e étnico-raciais.  E-mail: analucias12@gmail.com

 

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Medeiros, M. A. de O., de Souza, V. O., & da Silva, A. L. G. (2021). Relações étnico-raciais e de gênero em debate nos Ateliês de Pesquisa: (re)invenções nas Práticas Pedagógicas. ODEERE, 6(1), 311-341. https://doi.org/10.22481/odeere.v6i01.8581