A diferença da educação escolar indígena na colonização portuguesa de Angola e Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9766

Palavras-chave:

Educação, Colonização, Política pública, Resistência

Resumo

Com o presente artigo, pretende-se discorrer a cerca de alguns aspectos da educação escolar indígena em Angola e no Brasil, a busca por uma autonomia da educação escolar indígena dos povos originais e suas diferenças. Elementos importantes foram considerados na escolha destes países como a historia da educação escolar indígena, país colonizador, politica mundial e revoluções. A pesquisa é desenvolvida a partir de estudos bibliográficos e faz parte de um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento. Os resultados mostram que independentemente do país colonizador, o modus operandi das ocupações não se diferenciaram significativamente em relação aos massacres e à imposição cultural. Questões políticas e da posição geográfica corroborarem para a degradação da educação, muito é possível capturar nas últimas décadas, uma evolução significativa, por protagonismo dos próprios povos originais que abraçaram a educação como uma forma de resistência.

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Biografia do Autor

Paulo Roberto Vilarim, Universidade de Coimbra, CFisUC - Centro de Física da Universidade de Coimbra

Professor de Física do IFMS/CG. Bacharel em Física na Universidade Estadual de Maringá (UEM), Licenciado em Física na UTFPR, Mestre em Física da Matéria Condensada na UEM e Doutorando em História da Ciência e Educação Científica pela Universidade de Coimbra (UC).

Décio Ruivo Martins, Universidade de Coimbra, CFisUC - Centro de Física da Universidade de Coimbra

Doutoramento em História e Ensino da Física pela Universidade de Coimbra. Tem diversos trabalhos publicados sobre História da Ciência e Etnociência. Pertenceu à Comissão científica do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. É coordenador do Curso de Doutoramento em História das Ciências e Educação Científica da Universidade de Coimbra

Sérgio Paulo Jorge Rodrigues, Universidade de Coimbra, CQC, Departamento de Química

Doutorado em Química e professor da Universidade de Coimbra. A sua área de investigação é a química teórica e computacional e as suas aplicações em química ambiental, astroquímica e química medicinal. Tem também interesse pelo ensino e história da química, assim como pela divulgação e comunicação de ciência.

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

Vilarim, P. R., Martins, D. R., & Rodrigues, S. P. J. (2021). A diferença da educação escolar indígena na colonização portuguesa de Angola e Brasil. ODEERE, 6(2), 237-254. https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9766