Notícias breves
Fev 2023
Saiba mais sobre Notícias brevesA submissão de manuscritos é realizada somente via portal. Em caso de dúvida, entrar em contato pelo correio eletrônio: praxisedu@uesb.edu.br
A Revista Práxis Educacional recebe manuscritos em fluxo contínuo em qualquer data.
Metadados correspondem a importantes informações acrescidas aos dados iniciais (no caso de submissão de manuscrito) que possibilitam seu melhor registro e organização (em processos informáticos, permitem uma linguagem computacional inteligível e interoperável).
Quando da análise inicial da submissão de um manuscrito, a qualidade dos metadados inseridos no sistema pode determinar, à equipe editorial, pela continuidade ou não da tramitação.
Assim, preencher os metadados acordes às normas editoriais possibilita uma melhor avaliação preliminar da submissão, permitindo à equipe editorial maior agilidade na validação das informações, obrigatórias e devidas, propiciando o aprimoramento na interoperabilidade de dados entre os diversos sistemas que envolvem a editoração científica (OJS / Crossef / DOI / Lattes etc.).
Ficou curiosa(o)? Animamos a todas e todos submissores da Revista Práxis Educacional a conhecerem nosso tutorial de submissão, tanto na versão texto (arquivo em pdf) como na versão html.
Verifique também o cheklist antes de iniciar o processo de submissão, assegurando o pleno atendimento às normas editoriais.
Boas submissões!
Saiba mais Saiba mais sobre Você sabe o que são metadados da submissão?Prezadas e prezados autoras e autores.
A Revista Práxis Educacional encontra-se em constante processo de aperfeiçoamento editorial, com vistas a sua excelência científica.
Recentemente a revista foi incorporada à Coleção Educ@, da Fundação Carlos Chagas, o que representa uma importante conquista, repleta de novos desafios que em sua política editorial e, consequentemente, entre outras ações, a atualização das normas de submissão de modo a atender as exigências editoriais contemporâneas e, com isso, garantir maior alcance e visibilidade dos artigos aprovados para publicação.
Assim, a partir de 2022, a periodicidade de publicação passará a ser em fluxo contínuo, com lotes de artigos disponibilizados a cada mês. Desta forma, estamos atualizando o template para atender as novas exigências editoriais, como por exemplo a marcação xml-jats - metodologia adotada pela Educ@.
Na oportunidade esclarecemos que as submissões, a partir desta data, deverão estar rigorosamente acordes às normas atualizadas e ao novo template.
Com votos de felizes festas,
Os Editores.
Saiba mais Saiba mais sobre Atualizações da Revista Práxis EducacionalPrezada(o) usuária(o) da Revista Práxis Educacional
Devido aos ajustes necessários para a implementação de novas ações editoriais a partir de 2022, estamos em manutenção interna e logo algumas ações poderão apresentar intercorrências durante o manuseio do portal.
Lamentamos quaisquer inconvenientes e esperamos que, o quanto antes, o sistema esteja estável.
Saudações editoriais.
Edição Especial Comemorativa
Saiba mais Saiba mais sobre Paulo Freire 100 anos: um legado imensurável para a educação e para a vidaEstimadas(os) autoras(es) /leitoras(res)
Nós da Revista Práxis Educacional, estamos muito felizes pois nosso periódico foi aceito para ingressar na Coleção Educ@ (Fundação Carlos Chagas), com isso avançamos ainda mais quanto à adoção de critérios editorias que permitem que a revista coadune a preceitos nacionais e internacionais de qualidade técnico-científica e figure em bases de dados e indexadores de prestígio nacional e internacional.
Esses avanços somente são possíveis graças também à valorosa colaboração de nossas (os) autoras(res) que submetem manuscritos com alta qualidade científica, propiciando, assim, uma maior abrangência entre nossos (e novos) leitores, permitindo um fluxo contínuo de comunicação científica.
Ainda há muitos desafios que necessitam um trabalho incessante com vistas a excelência, dadas as permanentes questões relativas à editoração científica.
Neste sentido, estamos publicando também um tutorial para permitir aos usuários do sistema que realizem o processo de submissão de manuscrito no portal da revista, de modo a atender as exigências necessárias ao cumprimento da etapa inicial e, por conseguinte, da avaliação em desk review.
Por fim, gostaríamos de informar ainda que, dados os ajustes técnicos necessários à configuração do perfil da revista no Google Scholar, nos fora indicado pela coordenação do Portal de Periódicos da instituição que procedêssemos com uma alteração, a fim de que houvesse concomitância com o metadado (nome do periódico) contido no cadastro do ISSN.
Desta forma realizamos a substituição do nome no perfil da revista no Google Scholar de Revista Práxis Educacional para Práxis Educacional, bem como a alteração em todas as entradas dos mais de 900 artigos cadastrados.
Assim, recomendados a todas e todos os autores que tenham seus perfis nesse serviço que também procedam com a alteração do nome da revista na respectiva entrada do texto publicado na Práxis Educacional. Para tanto, deverá ser selecionado o artigo, depois a opção editar e por fim alterar o nome na linha publicações (em que deverá constar apenas Práxis Educacional), finalizando o processo confirmando no comando azul (canto superior direito). Havendo alguma intercorrência, favor nos contactar.
Mais uma vez agradecemos a confiança e a credibilidade dada à Práxis Educacional ao depositarem seus produtos científicos.
Nos sigam no Twitter @PraxisUesb.
Equipe Editorial
Saiba mais Saiba mais sobre Notícias sobre a Práxis EducacionalREVISTA PRÁXIS EDUCACIONAL
Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).
ISSN 2178-2679
DOI: 10.22481/praxisedu
Área: Educação
Qualis Periódicos (2017-2020): A2
Google Metrics (2017-2021) : Índice h5 - 11 / Mediana h5 - 15
Submissão de manuscritos: contínua
Periodicidade de publicação: fluxo contínuo
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