Educação Ambiental e as perspectivas curriculares: um olhar para a Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10427Palavras-chave:
BNCC, currículo, educação ambiental, ensino de ciênciasResumo
Neste artigo, realizamos uma investigação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, com foco na Educação Ambiental (EA), usando o descritor: “ambient”, para observarmos como os aspectos ambientais estão presentes na BNCC, com atenção à aproximação das teorias curriculares. Como resultado, obtivemos 63 palavras relacionadas ao descritor, entretanto ficou uma amostra de 22 palavras (nos respectivos excertos). Desses excertos, 11 inclinaram-se para a teoria tradicional, oito para a crítica e, três na pós-crítica. Assim, concluímos que a teoria majoritária foi a tradicional, nos fazendo entender que é preciso ir além, contemplando também as teorias críticas e pós-críticas no currículo, porque a BNCC apresenta carência no que tange a EA. Portanto, a ideia desta pesquisa é ampliar o conhecimento da BNCC na busca por alternativas de inserção da EA de forma transversal no currículo, após observar que ela não contempla em quantidade e nem em qualidade a função potencializadora da EA.
Downloads
Metrics
Referências
ANDRADE, Maria Carolina Pires de; PICCININI, Cláudia Lino. Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular: retrocessos e contradições e o apagamento do debate socioambiental. In: Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, Anais [...] v. 9, p. 1, 2017. Disponível em: http://epea.tmp.br/epea2017_anais/pdfs/plenary/0091.pdf. Acesso em: 2 set. 2022.
BRANCO, Emerson Pereira; ROYER, Marcia Regina; DE GODOI BRANCO, Alessandra Batista. A abordagem da Educação Ambiental nos PCNs, nas DCNs e na BNCC. Nuances: estudos sobre Educação, v. 29, n. 1, 2018. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5526. Acesso em: 03 set. 2022.
BRASIL. Lei nº 939496, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf Acesso em: 27 out. 2022.
BRASIL. Lei n. 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Plano Nacional de Educação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan. 2001.Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em: 27 out. 2022.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 03 set 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 27 out. 2022.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.
CORDEIRO, Gisele de Sousa; RIBEIRO, Amanda Maria Villas Bôas. A Incorporação da Educação Ambiental nas aulas de Biologia no Ensino Médio/The Incorporation of Environmental Education in Biology classes in High School. Revista de psicologia, v. 13, n. 45, p. 862-871, 2019. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1789. Acesso em: 03 set. 2022.
DULLEY, Richard Domingues. Noção de natureza, ambiente, meio ambiente, recursos ambientais e recursos naturais. Agricultura em São Paulo, v. 51, n. 2, p. 15-26, 2016. Disponível em: http://www.iea.sp.gov.br/out/LerTexto.php?codTexto=3351. Acesso em: 07 set. 2022.
FRAGOSO, Edjane; NASCIMENTO, Elisangela Maria. A educação ambiental no ensino e na prática escolar da Escola Estadual Cândido Mariano – Aquidauana/MS. Ambiente & Educação, v. 23, n. 1, p. 161-184, 2018. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/6988. Acesso em: 06 set. 2022.
GRÜN, Mauro. Ética e Educação Ambiental: a conexão necessária. Campinas: Papirus, 1996.
HYPOLITO, Álvaro Moreira. Padronização curricular, padronização da formação docente: desafios da formação pós-BNCC. Práxis Educacional, v. 17, n. 46, p. 35-52, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2178-26792021000300035&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 05 set. 2022.
JACOBI, Pedro Roberto. Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e pesquisa, v. 31, p. 233-250, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/ZV6sVmKTydvnKVNrqshspWH/abstract/?lang=pt. Acesso em: 03 set. 2022.
LOPES, Alice. Casimiro. Teorias pós-críticas, política e currículo. Educação, Sociedade & Culturas, v. 39, p. 7-23, 2013. Disponível em: https://ojs.up.pt/index.php/esc-ciie/article/view/311. Acesso em: 02 set. 2022.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: Editora EPU, 1986.
MACIEL, Eloisa Antunes; UHMANN, Rosangela Inês Matos. Concepções de Educação Ambiental no ensino de Ecologia em atenção às estratégias de ensino: uma revisão bibliográfica. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 37, n. 1, p. 109-126, 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9550. Acesso em: 04 set. 2022.
MARQUES, Ronualdo; RAIMUNDO, Jerry Adriano; XAVIER, Claudia Regina. Educação Ambiental: Retrocessos e contradições na Base Nacional Comum Curricular. Interfaces da Educação, v. 10, n. 29, p. 445-467, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/3935. Acesso em: 03 set. 2022.
MARTINS, José Pedro de Azevedo; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Formação de professores em educação ambiental crítica centrada na investigação-ação e na parceria colaborativa. Ciência & Educação, v. 24, p. 581-598, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/dnDQYDqzr4SnwnQQbCs7D5r/abstract/?lang=pt. Acesso em: 08 set. 2022.
MORALES, Angélica. Processo de institucionalização da educação ambiental: tendências, correntes e concepções. Revista Pesquisa em Educação Ambiental, v. 4, n. 1, p. 159-175, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6184. Acesso em: 06 set. 2022.
RAMOS, Josiône; SILVA, Silvana. Concepções de educação ambiental crítica de professores e da articuladora pedagógica de uma escola municipal do interior da Bahia. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 45, p. 411-427, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6712. Acesso em: 02 set. 2022.
REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2009.
RIBEIRO, Job Antonio Garcia; CAVASSAN, Osmar. Os conceitos de ambiente, meio ambiente e natureza no contexto da temática ambiental: definindo significados. Góndola Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 8, n. 2, p. 61-76, 2012. Disponível em: https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/GDLA/article/view/5149. Acesso em: 8 set. 2022.
ROSA, Marcelo D.’Aquino. O livro didático, o currículo e a atividade dos professores de Ciências do Ensino Fundamental. Revista Insignare Scientia, v. 1, n. 1, 2018. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7664. Acesso em: 05 set. 2022.
SANTIAGO, Rodrigo. Encontros e desencontros entre ecologia e educação ambiental - uma análise científica. Orientadora: Clarice Sumi Kawasaki. 2012. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação Interinidades em Ensino de Ciências. Universidade de São Paulo, SP, 2012. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-25022013-132013/pt-br.php. Acesso em: 02 set. 2022.
SANTINELO, Paulo Cesar Canato; ROYER, Marcia Regina; ZANATTA, Shalimar Calegari. A Educação ambiental no contexto preliminar da base nacional comum curricular. Pedagogia em Foco, v. 11, n. 6, p. 104-115, 2016. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/A-EDUCA%C3%87%C3%83O-AMBIENTAL-NO-CONTEXTO-PRELIMINAR-DA-BASE-Santinelo-Royer/e4803132ef558515fd92711ea913639012f87d0e#citing-papers Acesso em: 02 set. 2022.
SILVA, Thomas Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2 ed. Belo Horizonte, Autêntica, 2001.
TONIN, Luana. Hilgert; UHMANN, Rosangela. Inês. Matos. Educação Ambiental em livros didáticos de Ciências: um estudo de revisão. Revista Brasileira De Educação Ambiental, v. 15, n. 1, p. 245–260, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/9976. Acesso em: 03 set. 2022.
UHMANN, Rosangela Inês Matos; VORPAGEL, Fernanda Seidel. Educação Ambiental em Foco no Ensino Básico. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 13, p. 53-68, 2019. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12989. Acesso em: 04 set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.