Educação Ambiental e as perspectivas curriculares: um olhar para a Base Nacional Comum Curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10427

Palavras-chave:

BNCC, currículo, educação ambiental, ensino de ciências

Resumo

Neste artigo, realizamos uma investigação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, com foco na Educação Ambiental (EA), usando o descritor: “ambient”, para observarmos como os aspectos ambientais estão presentes na BNCC, com atenção à aproximação das teorias curriculares. Como resultado, obtivemos 63 palavras relacionadas ao descritor, entretanto ficou uma amostra de 22 palavras (nos respectivos excertos). Desses excertos, 11 inclinaram-se para a teoria tradicional, oito para a crítica e, três na pós-crítica. Assim, concluímos que a teoria majoritária foi a tradicional, nos fazendo entender que é preciso ir além, contemplando também as teorias críticas e pós-críticas no currículo, porque a BNCC apresenta carência no que tange a EA. Portanto, a ideia desta pesquisa é ampliar o conhecimento da BNCC na busca por alternativas de inserção da EA de forma transversal no currículo, após observar que ela não contempla em quantidade e nem em qualidade a função potencializadora da EA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eloisa Antunes Maciel, Universidade Federal da Fronteira Sul - Brasil

Mestre em Ensino de Ciências pela UFFS. Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsiata Capes. Contribuição de autoria: Autora

Rosangela Inês Matos Uhmann, Universidade Federal da Fronteira Sul - Brasil

Doutora em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ. Docente na Universidade Federal da Fronteira Sul. Contribuição de autoria: Autora.

Referências

ANDRADE, Maria Carolina Pires de; PICCININI, Cláudia Lino. Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular: retrocessos e contradições e o apagamento do debate socioambiental. In: Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, Anais [...] v. 9, p. 1, 2017. Disponível em: http://epea.tmp.br/epea2017_anais/pdfs/plenary/0091.pdf. Acesso em: 2 set. 2022.

BRANCO, Emerson Pereira; ROYER, Marcia Regina; DE GODOI BRANCO, Alessandra Batista. A abordagem da Educação Ambiental nos PCNs, nas DCNs e na BNCC. Nuances: estudos sobre Educação, v. 29, n. 1, 2018. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5526. Acesso em: 03 set. 2022.

BRASIL. Lei nº 939496, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf Acesso em: 27 out. 2022.

BRASIL. Lei n. 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Plano Nacional de Educação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan. 2001.Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em: 27 out. 2022.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 03 set 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 27 out. 2022.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.

CORDEIRO, Gisele de Sousa; RIBEIRO, Amanda Maria Villas Bôas. A Incorporação da Educação Ambiental nas aulas de Biologia no Ensino Médio/The Incorporation of Environmental Education in Biology classes in High School. Revista de psicologia, v. 13, n. 45, p. 862-871, 2019. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1789. Acesso em: 03 set. 2022.

DULLEY, Richard Domingues. Noção de natureza, ambiente, meio ambiente, recursos ambientais e recursos naturais. Agricultura em São Paulo, v. 51, n. 2, p. 15-26, 2016. Disponível em: http://www.iea.sp.gov.br/out/LerTexto.php?codTexto=3351. Acesso em: 07 set. 2022.

FRAGOSO, Edjane; NASCIMENTO, Elisangela Maria. A educação ambiental no ensino e na prática escolar da Escola Estadual Cândido Mariano – Aquidauana/MS. Ambiente & Educação, v. 23, n. 1, p. 161-184, 2018. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/6988. Acesso em: 06 set. 2022.

GRÜN, Mauro. Ética e Educação Ambiental: a conexão necessária. Campinas: Papirus, 1996.

HYPOLITO, Álvaro Moreira. Padronização curricular, padronização da formação docente: desafios da formação pós-BNCC. Práxis Educacional, v. 17, n. 46, p. 35-52, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2178-26792021000300035&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 05 set. 2022.

JACOBI, Pedro Roberto. Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e pesquisa, v. 31, p. 233-250, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/ZV6sVmKTydvnKVNrqshspWH/abstract/?lang=pt. Acesso em: 03 set. 2022.

LOPES, Alice. Casimiro. Teorias pós-críticas, política e currículo. Educação, Sociedade & Culturas, v. 39, p. 7-23, 2013. Disponível em: https://ojs.up.pt/index.php/esc-ciie/article/view/311. Acesso em: 02 set. 2022.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: Editora EPU, 1986.

MACIEL, Eloisa Antunes; UHMANN, Rosangela Inês Matos. Concepções de Educação Ambiental no ensino de Ecologia em atenção às estratégias de ensino: uma revisão bibliográfica. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 37, n. 1, p. 109-126, 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9550. Acesso em: 04 set. 2022.

MARQUES, Ronualdo; RAIMUNDO, Jerry Adriano; XAVIER, Claudia Regina. Educação Ambiental: Retrocessos e contradições na Base Nacional Comum Curricular. Interfaces da Educação, v. 10, n. 29, p. 445-467, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/3935. Acesso em: 03 set. 2022.

MARTINS, José Pedro de Azevedo; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Formação de professores em educação ambiental crítica centrada na investigação-ação e na parceria colaborativa. Ciência & Educação, v. 24, p. 581-598, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/dnDQYDqzr4SnwnQQbCs7D5r/abstract/?lang=pt. Acesso em: 08 set. 2022.

MORALES, Angélica. Processo de institucionalização da educação ambiental: tendências, correntes e concepções. Revista Pesquisa em Educação Ambiental, v. 4, n. 1, p. 159-175, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6184. Acesso em: 06 set. 2022.

RAMOS, Josiône; SILVA, Silvana. Concepções de educação ambiental crítica de professores e da articuladora pedagógica de uma escola municipal do interior da Bahia. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 45, p. 411-427, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6712. Acesso em: 02 set. 2022.

REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2009.

RIBEIRO, Job Antonio Garcia; CAVASSAN, Osmar. Os conceitos de ambiente, meio ambiente e natureza no contexto da temática ambiental: definindo significados. Góndola Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 8, n. 2, p. 61-76, 2012. Disponível em: https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/GDLA/article/view/5149. Acesso em: 8 set. 2022.

ROSA, Marcelo D.’Aquino. O livro didático, o currículo e a atividade dos professores de Ciências do Ensino Fundamental. Revista Insignare Scientia, v. 1, n. 1, 2018. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7664. Acesso em: 05 set. 2022.

SANTIAGO, Rodrigo. Encontros e desencontros entre ecologia e educação ambiental - uma análise científica. Orientadora: Clarice Sumi Kawasaki. 2012. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação Interinidades em Ensino de Ciências. Universidade de São Paulo, SP, 2012. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-25022013-132013/pt-br.php. Acesso em: 02 set. 2022.

SANTINELO, Paulo Cesar Canato; ROYER, Marcia Regina; ZANATTA, Shalimar Calegari. A Educação ambiental no contexto preliminar da base nacional comum curricular. Pedagogia em Foco, v. 11, n. 6, p. 104-115, 2016. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/A-EDUCA%C3%87%C3%83O-AMBIENTAL-NO-CONTEXTO-PRELIMINAR-DA-BASE-Santinelo-Royer/e4803132ef558515fd92711ea913639012f87d0e#citing-papers Acesso em: 02 set. 2022.

SILVA, Thomas Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2 ed. Belo Horizonte, Autêntica, 2001.

TONIN, Luana. Hilgert; UHMANN, Rosangela. Inês. Matos. Educação Ambiental em livros didáticos de Ciências: um estudo de revisão. Revista Brasileira De Educação Ambiental, v. 15, n. 1, p. 245–260, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/9976. Acesso em: 03 set. 2022.

UHMANN, Rosangela Inês Matos; VORPAGEL, Fernanda Seidel. Educação Ambiental em Foco no Ensino Básico. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 13, p. 53-68, 2019. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12989. Acesso em: 04 set. 2022.

Downloads

Publicado

2022-10-28

Como Citar

MACIEL, E. A.; UHMANN, R. I. M. Educação Ambiental e as perspectivas curriculares: um olhar para a Base Nacional Comum Curricular. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 18, n. 49, p. e10427, 2022. DOI: 10.22481/praxisedu.v18i49.10427. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10427. Acesso em: 19 nov. 2024.