Educação não formal: contributos para a educação inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11319

Palavras-chave:

crianças/jovens com necessidades educativas, educação não formal, educação inclusiva

Resumo

A intervenção aqui descrita resulta de um trabalho de investigação/intervenção com um grupo de 11 crianças/jovens com necessidades educativas em situação de acolhimento residencial, cuja finalidade se centrou no desenvolvimento de competências para a vida, com vista ao desenvolvimento integral. Recorrendo ao paradigma qualitativo interpretativo-hermenêutico, o projeto foi desenvolvido sob os princípios da investigação-ação participativa, utilizando as técnicas ativas e participativas da animação-sociocultural. A intervenção integrou a dinamização de oficinas favorecedoras do processo de educação/aprendizagem dos participantes. Os resultados revelam que a intervenção obteve resultados bastante positivos ao nível do aumento da motivação e interesse pela realização de atividades, da intensificação da interação social e habilidades comunicacionais e da capacidade de aprendizagem, salientando os benefícios da educação não formal na educação/desenvolvimento de crianças e jovens com necessidades educativas.

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Biografia do Autor

Maria Conceição Pinto Antunes, Universidade do Minho - Portugal

Doutorada em Filosofia da Educação. Docente do Instituto de Educação, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga, Portugal. Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação. Investigadora do Centro de Investigação em Educação  (CIEd). Contribuição de autoria na obra: Investigação; Metodologia; Programas; Análise dos dados; Supervisão; Validação; Redação-revisão.

Sara Daniela Fernandes, Centro Social Padre David de Oliveira Martins - Portugal

Mestre em Educação. Técnica Superior de Educação. Instituição Particular de Solidariedade Social - Casa de Acolhimento, Braga, Portugal. Contribuição de autoria na obra: Investigação; Metodologia;  programas; Análise dos dados; Administração do projeto; Recursos; Redação-rascunho original.

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Publicado

2023-01-31

Como Citar

ANTUNES, M. C. P.; FERNANDES, S. D. Educação não formal: contributos para a educação inclusiva. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e11319, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.11319. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11319. Acesso em: 18 abr. 2024.