Educação como direito público: reflexões sobre a aprendizagem em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.11810

Palavras-chave:

direito à educação, pandemia COVID-19, ensino remoto

Resumo

A pandemia do novo coronavírus restringiu, entre tantos aspectos, o acesso às escolas, como medida de enfrentamento para redução do contágio. Dessa forma, este artigo objetivou promover um diálogo sobre os impactos da COVID-19 na educação no ano de 2020, tendo como foco principal uma análise acerca dos desafios e as estratégias legais (em âmbito federal) para garantir o direito à aprendizagem e suas consequências em meio às ações empreendidas durante a pandemia. Trata-se de uma pesquisa documental realizada a partir da análise das legislações educacionais propostas para atender o cenário pandêmico e publicações científicas atuais. Os resultados apontaram que a legislação educacional brasileira direcionou a adoção de estratégias para garantir o direito à aprendizagem através do ensino remoto e que estas, somadas à situação vivenciada, reforçaram o quadro de desigualdade social no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e da UESB-Itapetinga. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UESB. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP/ CNPq/UESB).

Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-doutorado em Educação pela UFBA. Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP/CNPq/UESB.

Roselane Duarte Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Recife (UFPE). Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB. Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/UESB.

Referências

ANPED. Manifesto da ANPED. Educação a Distância na Educação Infantil, não! 2020. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/images/manifesto_anped_ead_educacao_infantil_abril_2020.pdf. Acesso em: 05 maio 2020.

ARAÚJO, Mateus. O que necropolítica tem a ver com a pandemia e com falas de Bolsonaro. 03/04/2020. Disponível em: https://abre.ai/eO3F. Acesso em: 03 jun. 2020.

AVELINO, Wagner Feitosa; MENDES, Jessica Guimarães. A realidade da educação brasileira a partir da COVID-19. BOLETIM DE CONJUNTURA (BOCA). Ano II, vol. 2, n. 5, Boa Vista, 2020, p. 56-62. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.3759679

BARBIÉRI, Luiz Felipe. Entidades apontam 'genocídio' de índios por coronavírus; secretário contesta e critica uso da palavra. GI. Disponível em: https://abre.ai/eO3D. Acesso em: 03 jun. 2020.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 08 maio 2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília, 1988. Disponível em: https://abre.ai/eO3C. Acesso em: 08 ago. 2019.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para Instituir o Novo Regime Fiscal e dá outras providências.

BRASIL. Ministério da Saúde. COVID-19 NO BRASIL. 2021a. Disponível em: https://susanalitico.saude.gov.br/extensions/covid-19_html/covid-19_html.html. Acesso em: 14 abr. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Coronavírus Brasil. 2021b. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 16 out. 2021.

BRASIL. Presidência da República. Medida Provisória 934, de 01 de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. 2020a. Disponível em: https://abre.ai/eO3G. Acesso em: 23 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 5, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: DF, 2020. D.O.U. de 01/06/2020, Seção 1, Pág. 32. 2020b. Disponível em: https://abre.ai/eO3A. Acesso em: 31 maio 2020.

BRASIL. PNAD Contínua TIC 2018: Internet chega a 79,1% dos domicílios do país. Agência IBGE Notícias, Brasília, 29 abr. 2020. 2020c. Disponível em: https://abre.ai/eO3B. Acesso em: 30 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília: DF, 2020d.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 345, de 19 de março de 2020. Ajustes e acréscimos na Portaria nº 343. Brasília: DF, 2020e.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 356, de 20 de março de 2020. Ajustes e acréscimos na Portaria nº 343. Brasília: DF, 2020f.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 395, de 15 de abril de 2020. Prorroga o prazo previsto no § 1º do art. 1º da Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Brasília: DF, 2020g.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 473, de 12 de maio de 2020. Prorroga o prazo previsto no § 1º do art. 1º da Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Brasília: DF, 2020h.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Brasília: DF, 2020i.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 9, de 08 de junho de 2020. Parecer CNE/CP 11, de 07 de julho de 2020. Reexame do Parecer CNE/CP nº 5/2020, que tratou da reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: DF, 2020. D.O.U. de, 09/07/2020, Seção 1, Pág. 129. 2020j. Disponível em: https://abre.ai/eO3y. Acesso em: 13 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 11, de 07 de julho de 2020. Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia. Brasília: DF, 2020k. Parecer Homologado Parcialmente. D.O.U. de 3/8/2020, Seção 1, Pág. 57. Disponível em: https://abre.ai/eO3w. Acesso em: 13 jul. 2020.

CABRAL, Rosangela Costa Soares; MOREIRA, Joana da Rocha; DAMASCENO, Allan Rocha. Educação inclusiva em tempos de barbárie: questões sobre os desafios do ensino remoto. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, v. 2, n. 3, 2021. p. 360-374. DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8134

CAETANO, Maria Raquel. Educação pública: direito ou mercadoria? Projeto Lives do PPGEd/UESB, 03 de julho de 2020. Disponível em: https://abre.ai/eO3u. Acesso em: 03 jul. 2020.

CAMPOS, Ana Cristina. Ensino básico tem 73,5% dos alunos em escolas públicas, diz IBGE. 21/12/2017. Disponível em: https://abre.ai/eO3t. Acesso em: 19 jul. 2020.

CHAUÍ, Marilena. Marilena Chauí: neoliberalismo é a face oculta dos novos governos autoritários. 12/08/2019. 2019. Disponível em: https://abre.ai/eO3n. Acesso em: 03 jun. 2020.

CORBERA, Esteve; ANGUELOVSKI, Isabelle; HONEY-ROSÉS, Jordi; RUIZ-MALLÉN, Isabel. Academia in the Time of COVID-19: Towards an Ethics of Care. Planning Theory and Practice. 2020. Disponível em https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14649357.2020.1757891. Acesso em: 03 jul. 2020.

CRUZ, Lilian Moreira; COELHO, Lívia Andrade; FERREIRA, Lúcia Gracia. Docência em tempos de pandemia: saberes e ensino remoto. Debates em Educação. v. 13, n. 31, jan./abr. 2021. p. 992-1016. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p992-1016

FALCÃO, Márcio; VIVAS, Fernanda. Supremo decide que estados e municípios têm poder para definir regras sobre isolamento. G1. TV Globo, Brasília, 15/04/2020. Disponível em: https://abre.ai/eO3j. Acesso em: 22 jul. 2020.

FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento; FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Roselane Duarte. Educação em tempos de pandemia: consequências do enfrentamento e (re)aprendizagem do ato de ensinar. Revista Cocar. Edição Especial N.09/2021 p.1-19. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4126. Acesso em: 22 out. 2021.

FERRAZ, Roselane Duarte; FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento. O coordenador pedagógico e a organização do trabalho escolar no contexto da pandemia. Humanidades & Inovação. 2021. v. 8, n. 61. p. 318-336. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4324. Acesso em: 27 nov. 2021.

FERRAZ, Roselane Duarte; FERREIRA, Lúcia Gracia. Estágio supervisionado no contexto do ensino remoto emergencial: entre a expectativa e a ressignificação. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. p. 1-28. 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8963

FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Roselane Duarte; FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento. Trabalho docente na pandemia: discursos de professores sobre o ofício. Fólio - Revista De Letras, v. 13, n. 1. 2021. p. 323-344. DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.9070

FERREIRA, Lucimar Gracia; FERREIRA, Lúcia Gracia; ZEN, Giovana Cristina. Alfabetização em tempos de pandemia: perspectivas para o ensino da língua materna. Fólio - Revista de Letras, v. 12, n. 2. 2020. p. 283-299. DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7453

FREIRE, Paulo. A La Sombra de Este Árbol. Barcelona: El Roure, 1997.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas da pesquisa social. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2019.

GROULX. Lionel-H. Contribuição da pesquisa qualitativa à pesquisa social. In: POUPART, Jean. (Org.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 95-124.

HERMAN, Peter C. O aprendizado on-line não é o futuro. Inside Higher ed, Washington, DC, 10 jun. 2020. Disponível em: https://abrir.link/EEGXN. Acesso em: 05 jul. 2020

IMBERNÓN, Francisco. A Educação no Século XXI: os desafios do futuro imediato. Porto Alegre: Artmed, 2000.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

JARAUTA, Beatriz; IMBERNÓN, Francisco. (Orgs.). Pensando no futuro da educação: uma nova escola para o século XXII. Tradução de Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Penso, 2015.

KOHAN, Walter Omar. Tempos da escola em tempo de pandemia e necropolítica. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2016212, p. 1-9, 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16212.067

LEITE, Maria Laís dos Santos; TORRES, Geovane Gesteira Sales; CUNHA, Rocelly Dayane Teotonio da. Entre sonhos e crises: esquadrinhando os impactos acadêmicos da pandemia por COVID-19 na vida de pós-graduandas(os) brasileiras(os). Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 1, n. 2, 2020. p. 7-30. DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7532

MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; FRANCO, Amelia do Rosário Santoro. Reflexões pedagógicas em tempos de pandemia: análise do parecer 05/2020. Olhar de Professor, v. 23, p. 1-6, 23 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16011.209209226562.0614

MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?id=3DoZ. Acesso em: 03 jun. 2020.

MINELLO, Alessandra. The pandemic and the female academic. 17 de abril de 2020. Avaible from: https://www.nature.com/articles/d41586-020-01135-9. Access on: May 2020.

MORIN, Edgar. É hora de mudarmos de via: as lições do coronavírus. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020.

NUNES, Rodrigo. Necropolítica de Bolsonaro aponta para um futuro distópico. 18.jun.2020. Disponível em: https://abrir.link/rszpm. Acesso em: 03 jul. 2020.

OLIVEIRA, Elida et al. 60% dos estados monitoram acesso ao ensino remoto: resultados mostram 'apagão' do ensino público na pandemia. G1, Brasil, 6 jul. 2020. Disponível em: https://abrir.link/HRZvL. Acesso em: 31 jul. 2020.

ORGANIZAÇÃO Pan-Americana da Saúde (OPAS). Histórico. Disponível em: https://abrir.link/WZlsb. Acesso em: 03 jun. 2020 e 19 ago. 2020.

PEREIRA, Hortência Pessoa; SANTOS, Fábio Viana; MANENTI, Mariana Aguiar. Saúde mental de docentes em tempos de pandemia: os impactos das atividades remotas. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 3, n. 9, p. 26-32, 2020. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.3986851

QUINZANI, Marcia Angela Dahmer. O avanço da pobreza e da desigualdade social como efeitos da crise da covid-19 e o estado de bem-estar social. BOLETIM DE CONJUNTURA (BOCA). Ano II, vol. 2, n. 6, Boa Vista, 2020. p. 1-7. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.3833203%20

REIMERS, Fernando M.; SCHLEICHER, Andreas. Um roteiro para guiar a resposta educacional à Pandemia da COVID-19 de 2020. Resumo 1. 30 de março de 2020. Tradução para o português por Raquel de Oliveira. 2020. Disponível em: https://ceipe.fgv.br/artigos/um-roteiro-para-guiar-resposta-educacional-pandemia-da-covid-19-de-2020-0. Acesso em: 03 jun. 2020 e 17 abr. 2022.

SACAVINO. Susana Beatriz; CANDAU, Vera Maria. Desigualdade, conectividade e direitos à educação em tempos de pandemia. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos – RIDH. Bauru, v. 8, n. 2, p. 121-132, jul./dez., 2020. DOI: https://doi.org/10.5016/ridh.v8i2.20

SAFATLE, Vladimir. Em queda livre. 22 de março de 2019. Disponível em: https://abrir.link/pq75c. Acesso em: 19 jul. 2020.

SGARBOSSA, Marcelo; SANTOS, Cristiano Lange do. Bolsonaro pratica a necropolítica. 2019. Disponível em: https://abrir.link/D6l1u. Acesso em: 03 jun. 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra, PT: Edições Almedina, 2020.

SENHORAS, Elói Martins. Coronavírus e educação: análise dos impactos assimétricos. BOLETIM DE CONJUNTURA (BOCA). Ano II, vol. 2, n. 5, Boa Vista, 2020, p. 128-136. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.3828085

SOUZA, Ester Maria de Figueiredo; FERREIRA, Lúcia Gracia. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da Pandemia COVID 19. Revista Tempos e Espaços em Educação. v. 13, n. 32, p. 1-19. 2020. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14290

SOUZA, Ester Maria de Figueiredo; FERREIRA, Lúcia Gracia. A matrícula como direito do estudante na pandemia da COVID-19. Revista Práxis Educacional. Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 1-21, jan./mar, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8029

STABILE, Arthur. Brasil promove genocídio nas prisões com a Covid-19, denunciam 200 entidades à ONU e OEA. 24/06/2020. Disponível em: https://abre.ai/eO3I. Acesso em: 19 jul. 2020.

TASSONI, ‪ Elvira Cristina Martins. Afetividade e aprendizagem: A relação professor-aluno. In: Psicologia, análise e crítica da prática educacional. Campinas: ANPED, 2000.‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

TIC Educação 2019, Coletiva de Impressa, São Paulo, 09 de junho de 2020. Disponível em: https://www.cetic.br/pt/pesquisa/educacao/indicadores/. Acesso em: 20 jul. 2020.

UNESCO. A UNESCO reúne organizações internacionais, sociedade civil e parceiros do setor privado em uma ampla coalizão para garantir a #AprendizagemNuncaPara. Paris: Unesco, 26 mar.2020. Disponível em: https://abrir.link/S3brs. Acesso em: 06 jun. 2021.

VIANA, Theyse. “A pandemia vai fazer a desigualdade entre alunos aumentar”, afirma pesquisador Ivan Gontijo. 04/07/2020. Disponível em: https://abrir.link/zVabS. Acesso em: 19 jul. 2020.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

FERREIRA, L. G.; FERRAZ, R. de C. S. N.; FERRAZ, R. D. Educação como direito público: reflexões sobre a aprendizagem em tempos de pandemia. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 18, n. 49, p. e11810, 2022. DOI: 10.22481/praxisedu.v18i49.11810. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11810. Acesso em: 21 nov. 2024.