CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE PENSAM OS PROFESSORES?

Autores

  • Francione Charapa Alves Universidade Federal do Cariri- Brasil
  • Lia Machado Fiuza Fialho Universidade Estadual do Ceará- Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4672

Palavras-chave:

Currículo. Discurso do Sujeito Coletivo. Educação Infantil.

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender a concepção de currículo constituída por professores de Educação Infantil da rede pública do município de Crato no Ceará. Utilizou-se estudo de caso desenvolvido por intermédio da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo, que se
fundamenta na Teoria das Representações Sociais, com a atribuição de sentido de sujeitos para tratamento dos dados do tipo narrativas orais coletados em entrevistas semiestruturadas com nove professoras da Educação Infantil. A análise foi realizada a partir da criação de eixos discursivos organizados por grupos de atores sociais com base nas ancoragens para a criação do Discurso do Sujeito Coletivo. Constatou-se que há uma necessidade de ampliar a discussão sobre o currículo na
escola, já que esta categoria não é percebida como um artefato social pelos professores e, muito embora eles a considerem um elemento importante, a compreensão é insipiente para fomentar um bom trabalhado na Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francione Charapa Alves, Universidade Federal do Cariri- Brasil

Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Professora Adjunta da Universidade Federal do Cariri (UFCA); Grupo de Pesquisa Currículo, Subjetividade e Desenvolvimento Profissional Docente.

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará- Brasil

Doutora e Pós-Doutora em Educação, Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE); Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO).

Downloads

Publicado

2019-01-17

Como Citar

ALVES, F. C.; FIALHO, L. M. F. CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE PENSAM OS PROFESSORES?. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 31, p. 251-272, 2019. DOI: 10.22481/praxis.v15i31.4672. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4672. Acesso em: 8 jan. 2025.