ORIENTAR-SE NOS HORIZONTES EPISTEMOLÓGICOS DA EXPERIÊNCIA: PROBLEMATIZAÇÃO E ETOPOIESE EM MICHEL FABRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5507

Palavras-chave:

Filosofia da educação, Pedagogia e educação, Sistemas pedagógicos

Resumo

Este artigo apresenta a pedagogia do problema em Michel Fabre, modelo de normatividade educacional centrado na experiência. A problematização dessa experiência articula dois instrumentos de orientação, metaforicamente representados na bússola e no mapa, como tentativa de a educação responder aos desafios de um mundo problemático. O mapa representa o construto histórico-cultural, os saberes construídos pela humanidade. A bússola representa a abertura e a polarização do espaço cognitivo na organização da experiência. A educação assume o papel de fornecer ao aluno esses dois instrumentos, auxiliando-o na busca e construção de seu próprio caminho considerando uma razão educativa prudencial e não injuntiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ibrahim Camilo Ede Campos, Universidade Federal de Alagoas - Brasil

Doutorando pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no Programa de Pós-Graduação em Educação. Linha de pesquisa: Processos educativos. Grupo de pesquisa: Filosofia e Educação e Ensino de Filosofia. Professor universitário.

Walter Matias Lima

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no Programa de Pós-Graduação em Educação. Linha de pesquisa: Processos educativos. Grupo de pesquisa: Filosofia e Educação e Ensino de Filosofia.

Downloads

Publicado

2019-08-26

Como Citar

CAMPOS, I. C. E.; LIMA, W. M. ORIENTAR-SE NOS HORIZONTES EPISTEMOLÓGICOS DA EXPERIÊNCIA: PROBLEMATIZAÇÃO E ETOPOIESE EM MICHEL FABRE. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 34, p. 232-245, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i34.5507. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5507. Acesso em: 16 abr. 2024.