COTIDIANO E MEMÓRIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5658Resumo
O artigo objetiva refletir sobre o ensino da disciplina Física, a partir da mobilização memória didática e do cotidiano. Para tanto, extraem-se essas noções de anotações de aulas observadas, nas turmas do ensino médio de uma professora de uma escola pública. Busca-se explorar os estudos de cotidiano de Certeau (2008; 2009), Ferraço (2013; 2017) e Pais (2001) na intercalação com a concepção de memória didática no cotidiano de situações de ensino e sua contribuição para favorecer aprendizagem significativas dos conceitos e conteúdos da disciplina Física. Sinalizamos a memória como recorte didático para o estudante lembrar e/ou rememorar aspectos realçados na aula a partir de enunciados do professor. Expõem-se como resultados a importância de se considerar aspectos do cotidiano para a produção de metodologias e estratégias diferenciadas que privilegiam a exploração das experiências dos estudantes para se alcançar resultados produtivos do ensino de Física.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.