PRÁTICAS EDUCATIVAS E FORMAÇÃO DE IDENTIDADE A PARTIR DA INFLUÊNCIA DO FACEBOOK: ESTUDO COM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO CEARÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5687Palavras-chave:
Modernidade, Facebook, Redes sociaisResumo
Este artigo busca demonstrar que a conveniência de propagar um pouco de si alimenta-se da expansão das relações conduzidas na rede social Facebook. Este instrumento eleva a interação influenciando a construção de identidade, trazendo alguns pontos positivos e negativos decorrentes da constante exibição da vida privada através de postagens de conteúdos pessoais. A pesquisa contou com amostragem formada de adolescentes do 3o ano do Ensino Médio de um colégio público de Quixadá, Estado do Ceará. Foram abordados temas pertinentes ao Facebook, através da metodologia da roda de conversa, como técnica de maior interatividade entre os participantes. Os resultados apontam que o uso do Facebook possibilita um vasto leque de interações, proporcionando mudanças e transformações quando se navega no mundo infinito dos ciberespaços. Conclui-se que o Facebook se apresenta como um meio comunicativo e informativo fortemente influente na identidade dos jovens e em sua visão de mundo e do outro.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.