EXCESO DE ATENCIÓN: DE LA COMPOSICIÓN DE UN TRASTORNO EN LA ESCUELA CHILENA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5862Palavras-chave:
Atenção, Escola no Chile, Situação-TDAHResumo
O objetivo deste artigo é explorar as condições epistêmicas e as práticas de produção do diagnóstico de TDAH nas escolas do Chile. Se desenvolve em dois eixos: 1) A posição da escola no Chile em relação às características e tratamento dessa categoria diagnóstica; e 2) a construção do diagnóstico em sala de aula, analisando o tratamento do comportamento atencional e a configuração da situação-TDAH. Concluímos situando a questão da inquietude escolar em torno do diagnóstico como uma indicação de um choque de ordens civilizatórias expressas nas formas de modulações afetivas na sala de aula, onde a violência institucional resolve-se através de uma exigência de rentabilização individual.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.