TEM REMÉDIO PARA A EDUCAÇÃO? CONSIDERAÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5863Palavras-chave:
Desenvolvimento Atencional, Medicamentalização, Psicologia Histórico-CulturalResumo
O texto tem como objetivo compreender as relações existentes entre as dificuldades no processo de alfabetização nas séries iniciais do Ensino Fundamental no Brasil e o aumento do índice de crianças com queixas de transtornos de aprendizagem e medicadas. Trata-se de uma pesquisa de campo com o referencial da Psicologia Histórico-Cultural. A coleta de dados foi realizada por censo utilizando- se de questionário. Os dados obtidos em oito municípios apontam que o diagnóstico mais comum foi o de TDAH e os psicoestimulantes o medicamento mais receitado. O maior número de crianças medicamentalizadas encontra-se na segunda e terceira séries do Ensino Fundamental, período no qual as políticas públicas esperam que elas estejam plenamente alfabetizadas.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.