O DIAGNÓSTICO DE TDAH NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES COM QUEIXA ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5864

Palavras-chave:

Abordagem histórico-cultural, Medicalização, TDAH

Resumo

O presente artigo objetiva discutir o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) a partir da perspectiva de crianças e adolescentes com queixa escolar. Inicialmente, delineia como o TDAH comparece no Manual de Diagnóstico e Estatísticas dos Transtornos Mentais, definição criticada por seu caráter medicalizante, desvelado à luz da abordagem Histórico-Cultural. Em seguida, apresenta o método adotado no trabalho de campo, para então apresentar e analisar, à luz do referencial histórico-crítico, as falas de seis crianças e adolescentes sobre o principal critério para diagnóstico de TDAH. Espera-se, com a discussão proposta, contribuir com a leitura crítica dos problemas de comportamento no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Maria Izabel Souza Ribeiro, Universidade Federal da Bahia - Brasil

Doutora em Educação, FACED-UFBA; Docente da Faculdade de Educação da UFBA, Salvador, Bahia, Brasil; Membro do Grupo de Pesquisa EPIS: Educação, Política, Indivíduo e Sociedade: leituras a partir da Pedagogia, da Psicologia e da Filosofia.

Lygia de Sousa Viégas, Universidade Federal da Bahia - Brasil

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, IPUSP; Docente da Faculdade de Educação da UFBA, Salvador, Bahia, Brasil; Professora credenciada no Programa de Pós- Graduação em Educação da FACED-UFBA; Membro do Grupo de Pesquisa EPIS: Educação, Política, Indivíduo e Sociedade: leituras a partir da Pedagogia, da Psicologia e da Filosofia.

Elaine Cristina de Oliveira, Universidade Federal da Bahia - Brasil

Doutora em Linguística, UNICAMP; Docente do Departamento de Fonoaudiologia da UFBA, Salvador, Bahia, Brasil; Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED-UFBA; Membro do Grupo de Pesquisa EPIS: Educação, Política, Indivíduo e Sociedade: leituras a partir da Pedagogia, da Psicologia e da Filosofia.

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Publicado

2019-12-04

Como Citar

RIBEIRO, M. I. S.; Viégas L. de S.; DE OLIVEIRA, E. C. O DIAGNÓSTICO DE TDAH NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES COM QUEIXA ESCOLAR. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 36, p. 178-201, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i36.5864. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5864. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático

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