A ARTE PEDE PASSAGEM: EM BUSCA DA DESMEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5865

Palavras-chave:

Arte, Medicalização da Educação, Psicologia Educacional e Escolar

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com o objetivo de refletir a respeito da prática do psicólogo escolar junto a professores, frente ao contexto atual de medicalização da educação. Foram propostas atividades e oferecidas ferramentas com a arte, para que repensassem sua prática. Propusemos quatro encontros com professoras de uma Instituição Pública de Educação Infantil. Analisamos as potencialidades e limites do trabalho desenvolvido a partir de manifestações de uma professora que participou do estudo. Pudemos constatar os impactos e transformações gerados pela arte nas práticas de tal professora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila Silva Marques Serrati, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Mestrado em Psicologia (em curso), Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; Programa de Pós-Graduação em Psicologia; Grupo de Pesquisa em Processos Psicossociais em Saúde e Educação.

Anabela Almeida Costa e Santos Peretta, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, Membro do Grupo de Pesquisa Psicologia, Educação e Teoria Histórico-Cultural.

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

MARQUES SERRATI, C. S.; COSTA E SANTOS PERETTA, A. A. A ARTE PEDE PASSAGEM: EM BUSCA DA DESMEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 36, p. 202-223, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i36.5865. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5865. Acesso em: 6 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático