DEZ ANOS DA LEI N. 10.639/2003 E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E RELAÇÕES RACIAIS EM ARTIGOS (2003/2013): UM TEMA EM DISCUSSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6358

Palavras-chave:

Artigos científicos, Formação de professores, Relações raciais

Resumo

Este artigo, objetiva analisar o percurso da literatura especializada sobre a temática formação de professores e relações raciais, no período de 2003 a 2013, com base em 33 (trinta e três) artigos produzidos em revistas com qualificações atribuídas entre A1 a B5, a partir da qualificação registrada no ano de 2015. Para análise das produções levantadas, foram adotadas como aporte teórico-metodológico, as formulações sobre habitus e campo em Pierre Bourdieu (1983, 1998, 1999, 2003); representações em Chartier (1991, 1994); sobre formação de professores em Gatti e Barreto (2009), Gatti, Barreto e André (2011), formação de professores e relações raciais em Gomes (2012); Coelho (2005, 2007, 2009, 2018, 2019) e nos estudos de André (2001, 2002, 2009, 2010). O aporte metodológico será amparado em Bardin (2016), mediante a adoção de algumas técnicas da Análise de Conteúdo para tratamento das informações que serão levantadas por meio da análise do mapeamento da produção acadêmica sobre formação de professores e relações étnico-raciais. Inferimos que a contribuição dos artigos produzidos nos periódicos qualificados entre A1 a B5, movimenta o campo indicando, nos primeiros dez anos do advento da Lei n. 10.639/2003, e suscita a necessidade de contemplar a formação continuada de professores, em face das lacunas advindas da formação inicial, sobretudo na questão da educação para as relações étnico-raciais, e ao cenário contemporâneo de retrocessos em relação a uma educação atenta às diferenças e a diversidade, evidenciando-se como um debate em aberto.

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Biografia do Autor

Wilma de Nazaré Baía Coelho, Universidade Federal do Pará – Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil; atua no Programa de PósGraduação em Educação Matemática e Científica, no Programa de Pós-Graduação em Currículoe Gestão de Escola Básica e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia – EDUCANORTE; Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais; Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.

Nicelma Josenila Costa de Brito, Universidade Federal do Pará- Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais.

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Publicado

2020-04-01

Como Citar

COELHO, W. de N. B.; DE BRITO, N. J. C. DEZ ANOS DA LEI N. 10.639/2003 E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E RELAÇÕES RACIAIS EM ARTIGOS (2003/2013): UM TEMA EM DISCUSSÃO. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 39, p. 19-42, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i39.6358. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6358. Acesso em: 22 dez. 2024.