EDUCAÇÃO FÍSICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: O QUE APREENDER DE DOCUMENTOS E PARECERES OFICIAIS?
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6398Palavras-chave:
Educação Física, Estrutura Organizacional, Base Nacional Comum CurricularResumo
Resumo: A presente pesquisa, de caráter descritivo e documental, teve como objetivo analisar a estrutura organizacional da educação física na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) por meio de documentos e pareceres oficiais. Para tanto, foi necessário o estudo das quatro primeiras versões da BNCC–Ensino Fundamental e as considerações dos pareceristas. Os seguintes indicadores foram adotados: a) Texto de apresentação da educação física; b) Estruturação do conhecimento por meio das práticas corporais; c) Objetivos gerais/Competências específicas; d) Objetivos de Aprendizagem e/ou desenvolvimento/Habilidades por Prática Corporal; e) Dimensões do Conhecimento; e f) Progressão do Conhecimento. As análises possibilitaram identificar acolhida de algumas sugestões dos pareceristas na Base, assim como oscilações na estrutura organizacional e nas informações quanto à perspectiva da cultura corporal de movimento. Apesar das oscilações e controvérsias, as contribuições dos pareceristas e o documento como um todo são marcados pela preocupação com uma formação educacional democrática e humana.
Palavras-chave: Educação Física; Estrutura Organizacional; Base Nacional Comum Curricular.
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