A ESCOLA PÚBLICA E O CURRÍCULO COMO CRIAÇÃO COTIDIANA: A VISIBILIZAÇÃO DAS POLÍTICASPRÁTICAS DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6513Palavras-chave:
Currículo, Educação de Jovens e Adultos, SaúdeResumo
O presente trabalho possui gênese em uma dissertação de mestrado profissional na área de saúde e meio ambiente e se caracteriza como uma proposição didática para a discussão de saúde junto à Educação de Jovens e Adultos (EJA). A referida proposição pedagógica foi aplicada em uma escola pública no interior do Estado do Rio de Janeiro e objetivou visibilizar as experiências sociais desenvolvidas junto aos estudantes de uma escola pública da rede municipal de ensino de Volta Redonda-RJ. O escopo metodológico se desenvolveu por meio dos Estudos do Cotidiano, tendo a roda de conversa como sua principal dinâmica (instrumento) para apreensão do percurso dos(as) sujeitos praticantes em sua trajetória de aprendizagemensino. A sequência didática se desenvolveu por intermédio de seis aulas, possibilitando a aquisição dos seguintes resultados: a) promoção de um espaço de dialogicidade e conflito epistemológico entre os(as) estudantes; b) a roda de conversa propiciou a horizontalização dos conhecimentos trazidos ao chão da escola, perpassando pelos artigos teóricos propostos, os vídeos, as imagens retiradas das redes sociais, as imagens utilizadas pelos(as) estudantes e suas experiências individuais e coletivas; c) a referida prática educativa permitiu a construção de conhecimentos em redes de subjetividade, promovendo a ruptura com a hierarquização de conhecimentos e valorizando a diversidade de olhares e modos de compreensão do/sobre/com o mundo.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.