AS PERCEPÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO FRENTE AO SEU PAPEL PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.7200

Palavras-chave:

Coordenador Pedagógico , Experiências , Papel social

Resumo

Este trabalho busca apresentar, através de relatos de experiências de coordenadoras pedagógicas, a compreensão destes sobre a importância do coordenador na escola. Tomamos como metodologia a abordagem qualitativa, que aconteceu a partir de grupos focais no intuito de obter profundidade nas questões trabalhadas, onde seis coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Itaperuna/RJ participaram de três momentos em grupo, baseados em rodas de conversas direcionadas, objetivando colher dados focados a partir da discussão de tópicos específicos. Através dos relatos das coordenadoras pudemos comprovar que elas possuem uma boa percepção do seu trabalho, expressando através das suas falas o quanto consideram o seu trabalho essencial nas escolas, entretanto pudemos perceber sentimentos de angústia, imediatismo e incompetência por não dar conta de todas as demandas escolares.

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Biografia do Autor

Liliane Silva, Prefeitura Municipal de Volta Redonda / Universidade Federal Fluminense – Brasil

Mestra em Ensino pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora na EJA/Prefeitura Municipal de Volta Redonda. Coordenadora Pedagógica do Centro Educacional Tiradentes em Volta Redonda.

 

Amanda Oliveira Rabelo, Universidade Federal Fluminense – Brasil

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro. Professora Associada da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do PPGEn do INFES.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

SILVA, L.; RABELO, A. O. AS PERCEPÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO FRENTE AO SEU PAPEL PROFISSIONAL. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 43, p. 639-655, 2020. DOI: 10.22481/rpe.v16i43.7200. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7200. Acesso em: 3 dez. 2024.