A epistemologia da Educação Física comparada: aplicações e tendências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8214

Palavras-chave:

Epistemologia, Educação Comparada, Educação Física Comparada

Resumo

O conhecimento comparativo é levado em consideração na Educação Física ao planejar, implementar, monitorar e avaliar políticas, currículos, currículos, aulas e pesquisas. A Epistemologia da Educação Física Comparada trata da validade desses conhecimentos. O objetivo deste artigo é discutir como as diversas perspectivas epistemológicas se manifestam na produção do conhecimento comparativo para a Educação Física. São expostas as perspectivas epistemológicas a respeito dos pressupostos ontológicos e gnoseológicos que sugere e suas aplicações no trabalho comparativo. Conclui-se que na Educação Física Comparada há confluência, complementação e triangulação entre as perspectivas epistemológicas, bem como os métodos e técnicas que promovem, não apenas tendências inevitáveis, mas também louváveis. O trabalho sistematiza experiências de trabalho de ensino e pesquisa dos autores em questões epistemológicas relacionadas à educação física.

 

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Biografia do Autor

Adolfo Ramos Lamar, Fundação Universidade Regional de Blumenau – Brasil

Pós-doutor em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Doutor em Educação pela Universidade de Campinas – UNICAMP. Professor do Programa de Pós-graduação da FundaçãoUniversidade Regional de Blumenau – PPGED/FURB – Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Educogitans

Eduardo Francisco Freyre Roach, Universidad Agraria de La Habana – Cuba

Doutor em Ciências Filosóficas pela Universidade Estatal de Moscou – Rússia. Universidad Agraria de la Habana – Cuba.Posdoutoral FE UNICAMP, ExProfessor Universidad Agraria de la Habana (UNAH), Cuba.Master en BuddhistStudies (Universityof Hong Kong). Membro do Grupo de Pesquisa Educogitans.

Fabio Zoboli, Universidade Federal de Sergipe – Brasil

Pós-doutor em Educação do corpo pela Universidad Nacional de La Plata – UNLP/ Argentina. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe – UFS/Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa “Corpo e Política”.

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Publicado

2021-04-01

Como Citar

LAMAR, A. R.; ROACH, E. F. F.; ZOBOLI, F. A epistemologia da Educação Física comparada: aplicações e tendências. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 45, p. 1-19, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i45.8214. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8214. Acesso em: 28 out. 2021.