Cultura digital e recursos pedagógicos digitais: um panorama da docência na Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8309

Palavras-chave:

Cultura Digital, Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação, Ensino Remoto Emergencial, Docência, COVID-19

Resumo

A pandemia da COVID-19 impôs à Educação uma alteração radical e abrupta de seus processos pedagógicos. Este artigo investiga como a cultura digital e os recursos pedagógicos digitais foram articulados no Ensino Remoto de Emergência mediante um Survey aplicado a 502 docentes da Educação Básica e Ensino Superior público e privado do Estado da Bahia. O estudo revela que a
experiência vivenciada permite vislumbrar uma nova dinâmica da cultura digital nos processos educativos pós-pandêmicos a partir das aprendizagens dos docentes em relação ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação em sua prática pedagógica, configurando um novo cenário para os recursos pedagógicos digitais na Educação.

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Biografia do Autor

Emanuel do Rosário Santos Nonato, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutor em Difusão do Conhecimento, UFBA; Professor Titular do Departamento de Educação I da Universidade do Estado da Bahia, UNEB – Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC / UNEB; Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Formação, Tecnologias, Currículo e Educação a Distância – ForTEC.

Mary Valda Souza Sales, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutora em Educação, UFBA; Professora Titular do Departamento de Educação I da Universidade do Estado da Bahia, UNEB – Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC / UNEB; Líder do Grupo de Pesquisa Formação, Tecnologias, Currículo e Educação a Distância – ForTEC.

Társio Ribeiro Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IFBaiano – Brasil

Doutorando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC / UNEB; Mestre em Educação de Jovens e Adultos, UNEB; Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IFBaiano – Brasil.

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Publicado

2021-04-01

Como Citar

NONATO, E. do R. S.; SALES, M. V. S.; CAVALCANTE, T. R. Cultura digital e recursos pedagógicos digitais: um panorama da docência na Covid-19. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 8-32, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i45.8309. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8309. Acesso em: 22 dez. 2024.