v. 14 n. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica

					Visualizar v. 14 n. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica
Publicado: 2018-10-19

Páginas iniciais

Editorial

Dossiê temático

  • BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE E A PRÁTICA PEDAGÓGICA: APRESENTAÇÃO

    Helena Maria dos Santos Felício, Isabel Cristina de Jesus Brandão, Carlos Manuel Ribeiro da Silva
    16-23
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4358
  • A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DA FORMAÇÃO POSTERGADA A UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA “POLIVALENTE”

    Leila Pio Mororó, Cláudio Wilson dos Santos Pereira, Anely Silva Oliveira
    24-44
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4359
  • POLÍTICAS PÚBLICAS PARA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Geani Oliveira Motta, Isabel Cristina de Jesus Brandão, Jorsinai de Argolo Souza
    45-61
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4360
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A PRODUÇÃO ENCONTRADA NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES (1999-2016)

    Adriana Aparecida de Souza, Josanilda Mafra Rocha, Juliane Kelly de Figueredo Freitas, Lenina Lopes Soares Silva
    62-84
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4361
  • A FORMAÇÃO INICIAL, A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROCESSO DE TORNAR-SE PROFESSOR

    Aline Diniz de Amorim, Maria José da Silva Fernandes
    85-110
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4362
  • A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA NOS MESTRADOS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS E PROFESSORES/AS EM PORTUGAL: VOZES DAS COORDENADORAS

    Catarina Tomás, Carolina Gonçalves
    111-134
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4363
  • EXPRESSÕES DA “DOCÊNCIA COMPARTILHADA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

    Helena Felício, Daniela Schiabel
    135-151
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4364
  • ESTÁGIO CURRICULAR: O MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE EM NARRATIVAS DE FORMAÇÃO

    Teresa Sarmento, Simone Albuquerque da Rocha, Rosenilde Nogueira Paniago
    152-177
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4365
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: SOBRE POLÍTICAS E PERSPECTIVAS

    Edilza Alves Damascena, Dante Henrique Moura
    178-199
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4367
  • JOGO PEDAGÓGICO E EXPRESSÃO PLÁSTICA NA MOTIVAÇÃO DAS APRENDIZAGENS ESCOLARES – CONTRIBUTOS DO PROJETO CURRICULAR INTEGRADO

    Carlos Manuel Ribeiro da Silva, Joana Martins Abreu
    200-228
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4368

Artigos

  • CARTAS QUE REVELAM A VIDA: HISTÓRIAS DE PROFESSORES INICIANTES DA ZONA RURAL

    Lúcia Gracia Ferreira, Rosa Maria Moraes Anunciato
    229-246
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4369
  • CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE: A PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA DA ÁREA DA EDUCAÇÃO

    Edmilson Antonio Pereira Junior, Lívia Fraga Vieira
    247-270
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4370
  • DIAGNÓSTICO DA APRENDIZAGEM EM SERVIÇO DOS ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO EM TRABALHO SOCIAL DA UNIVERSIDADE DE BARCELONA (2014-2017)

    Violeta Quiroga Raimundez, Paula Duran Monfort, Erica Rodríguez Cruz
    271-295
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4371
  • CONDIÇÕES DE TRABALHO E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PRÉ-TESTE DO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS

    José Carlos Gomes Ribeiro Júnior, Otávio Luiz Pinheiro Aranha, Elza Margarida de Mendonça Peixoto
    296-311
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4372
  • EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES

    Anselmo Alencar Colares, Gabriele Nayra Carvalho Oliveira
    312-329
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4376
  • TEORIA CRÍTICA E ESCLARECIMENTO: MEDIAÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR EMANCIPATÓRIA

    Fátima Maria Nobre Lopes, Adauto Lopes da Silva Filho
    330-342
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4377
  • FLECHA DO TEMPO: ORIGEM DO PENSAMENTO, CONHECIMENTO E REPRESENTAÇÃO DA REALIDADE POR INDÍGENAS

    Marta Genú Soares, Joelma Cristina Parente Alencar, Messias Furtado da Silva, Carmen Lilia da Cunha Faro
    343-357
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4382
  • AÇÃO COMUNICATIVA EM HABERMAS E PESQUISA-AÇÃO: DIÁLOGOS PARA FORMAÇÃO NA UNIVERSIDADE

    Rosana Carla do Nascimento Givigi, Juliana Nascimento de Alcântara, Vera Lúcia de Oliveira Ralin
    358-375
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4383
  • A TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS DOCENTES TENDO COMO REFERÊNCIA A METODOLOGIA TELESSALATM

    Ana Teresa Pollo Mendonça, Ariana Cosme
    376-392
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4373
  • PESQUISADORAS NEGRAS NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA (AUTO)BIOGRÁFICA

    Claudia Miranda
    393-414
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4374
  • VOZES, SENTIDOS E EXPERIÊNCIAS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS SOBRE O BRINCAR

    Cilene Nascimento Canda, Leila da Franca Soares, Giovana Cristina Zen
    415-435
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4375

Normas de publicação

Pareceristas Ad-Hoc