v. 15 n. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico

					Visualizar v. 15 n. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico
Publicado: 2019-05-10

Páginas iniciais

Editorial

Dossiê temático

  • APRESENTAÇÃO

    Claudia Miranda, Núbia Regina Moreira
    13-16
  • UNA ESCUELA TAN NEGRA COMO NOSOTRAS: DESAFÍOS ANTE EL RACISMO Y EL PATRIARCADO

    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5040
    Rosa Campoalegre Septien
    17-32
  • DIALOGANDO AUTOETNOGRAFIAS NEGRAS: INTERSECÇÕES DE VOZES, SABERES E PRÁTICAS DOCENTES

    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5042
    Maria Simone Euclides, Joselina da Silva
    33-52
  • EMANCIPACIÓN Y DESCOLONIZACIÓN: TENSIONES, LUCHAS Y APRENDIZAJES DE LOS INVESTIGADORES/AS NEGROS/AS EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR

    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5043
    Anny Ocoró Loango
    53-68
  • EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS/INTELECTUAIS NEGRAS NA UNIVERSIDADE: ENTRE O DIREITO À DIFERENÇA E A COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA

    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5044
    Sônia Beatriz dos Santos, Ilaina Damasceno
    69-88
  • NARRATIVA DE PRÁTICAS DOCENTES COMO INTELECTUAL NEGRA: INVENÇÕES E RASURAS

    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5045
    Iris Verena Oliveira
    89-114
  • A EXPERIÊNCIA FEMININA NEGRA E SUAS INTERROGAÇÕES À POLÍTICA E PRÁTICA CURRICULARES

    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5046
    Núbia Regina Moreira, Nadila Jardim Evangelista, João Paulo Lopes dos Santos
    115-131
  • PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CONVERSAS SOBRE O ESTÁGIO DOCENTE

    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5047
    Claudia Miranda, Ana Beatriz da Silva, Carla Silva, Elaine Barbosa
    132-154

Artigos

  • CLUBE DE CIÊNCIAS COMO UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO: CONCEPÇÕES DE MONITORES SOBRE ENSINAR CIÊNCIAS

    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5048
    Beatriz Garcia Lippert, Nathália Fogaça Albuquerque, Valderez Marina do Rosário Lima
    155-173
  • O CONCEITO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E AS POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INTEGRAL POLITÉCNICA EM MANAUS

    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5050
    Antônio Carlos Maciel, Cintia Adélia da Silva, Claudinei Frutuoso
    174-204
  • QUAIS AS IMPLICAÇÕES PARA O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR?

    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5051
    Eugenia Portela de Siqueira Marques, Maria Aparecida Pereira dos Santos Ribeiro
    205-224
  • O CONCEITO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5053
    Heike Schmitz, Beatriz Noia Souza, José Luis Monteiro da Conceição
    225-250
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS

    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5054
    Marcos Lucena da Fonseca, Maria do Carmo Barbosa de Melo
    251-273
  • AS EXPERIÊNCIAS DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5055
    Marília Costa Santos da Paixão, Marcelo Bruno Araújo Queiroz, Christiana Andréa Vianna Prudêncio
    274-296
  • A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA URSS: EXPERIÊNCIAS DE MAKARENKO NA COLÔNIA GORKI E NA COMUNA DZERJINSKI

    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5056
    Marilsa Miranda de Souza, Marco Antônio de Oliveira Gomes
    297-315
  • A FORMAÇÃO CONTINUADA E OS ESPAÇOS-TEMPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENSAIOS E EXPERIMENTAÇÕES

    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5057
    Renata Sieiro Fernandes, Andrea Desidério da Silva
    316-336
  • EDUCAÇÃO INTEGRAL DE TEMPO INTEGRAL: DIAGNÓSTICO DA IMPLANTAÇÃO EM ESCOLA DO CAMPO

    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5058
    Milka Oliveira de Vasconcelos, Márcia Cristina Ximenes Miranda Nunes, Solange Helena Ximenes-Rocha
    337-357
  • PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: NARRATIVAS DE SI COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS

    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5059
    Charles Maycon de Almeida Mota, Fabrício Oliveira da Silva, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
    358-377
  • ESTADO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS FRENTE ÀS DEMANDAS DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO

    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5060
    Maria Sueli Corrêa dos Prazeres, Ilda Gonçalves Batista
    378-391
  • A TEORIA NA PRÁTICA É OUTRA: QUEBRANDO PARADIGMAS COM INSTITUIÇÕES QUE FAZEM DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5061
    Alex Fernandes da Veiga Machado, Ana Paula Lelis Rodrigues de Oliveira, Lucimeri Mauricio Ribeiro
    392-418
  • CRIANÇAS NAS PALMAS DAS MÃOS: APONTAMENTOS PARA UMA ANÁLISE DA INFÂNCIA E DA ESCOLA EM UM MANUAL PSIQUIÁTRICO

    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5062
    Julia Mayra Duarte Alves, Lívia de Rezende Cardoso
    419-440
  • TRABALHO DOCENTE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ESTADO DA QUESTÃO

    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5063
    Maria Márcia Melo de Castro Martins, Maria Marina Dias Cavalcante, Elisangela André da Silva Costa
    441-463
  • PROCESSO FORMATIVO ESCOLAR EM CONEXÃO COM A REALIDADE DO CAMPO: UMA ESCOLA POTENCIALIZANDO ESSA FUNÇÃO EDUCATIVA

    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5064
    Dulcinéa Campos, José Américo Cararo
    464-480
  • FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: RELAÇÕES ENTRE SEUS ASPECTOS FUNDAMENTAIS E AS PRÁTICAS INSTITUÍDAS

    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5065
    Rayana Silveira Souza Longhin Lourenço, Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza, Edson do Carmo Inforsato
    481-498
  • INSTRUÇÃO PARANAENSE NOS OITOCENTOS: OS MÉTODOS DE ENSINO NOS ESCRITOS DE JUSTINIANO DE MELLO E SILVA

    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5066
    Cristiano Ferronato, Bárbara da Silva Santos, Anderson Santos
    499-517
  • DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL NA PRODUÇÃO ACADÊMICA: BUSCA POR VAGAS NESSA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5069
    Kallyne Kafuri Alves, Valdete Côco
    518-536

Normas de publicação