v. 16 n. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set)

					Visualizar v. 16 n. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set)
Publicado: 2020-07-01

Páginas iniciais

Dossiê temático

  • APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ TEMÁTICO: PERSPECTIVAS PARA PENSAR AS CIDADES: INFÂNCIAS, EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E JUSTIÇA

    Marcia Aparecida Gobbi, Cleriston Izidro dos Anjos
    13-24
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6986
  • NORMAS ÉTICAS TRADUZEM-SE EM ÉTICA NA PESQUISA? PESQUISAS COM CRIANÇAS EM INSTITUIÇÕES E NAS CIDADES

    Renata Lopes Costa Prado, Marcos Cezar de Freitas
    25-46
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6879
  • ESCOLA DA INFÂNCIA, CIDADE E DEMOCRACIA: EM BUSCA DO EXERCÍCIO DA CIDADANIA INFANTIL

    Fabiana Oliveira Canavieira, Olivia Pires Coelho
    47-65
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6885
  • REDISTRIBUCIÓN, RECONOCIMIENTO Y REPRESENTACIÓN: UNA LECTURA DE NANCY FRASER CON MIRADA DE INFANCIA

    Lourdes Gaitán Muñoz
    66-89
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6886
  • REDISTRIBUIÇÃO, RECONHECIMENTO E REPRESENTAÇÃO: UMA LEITURA DE NANCY FRASER COM O OLHAR DA INFÂNCIA

    Lourdes Gaitán Muñoz
    90-113
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6887
  • O COTIDIANO LÚDICO DOS ENGRAXATES PAULISTANOS

    André Augusto de Oliveira Santos, José Geraldo Vinci de Moraes
    114-133
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6888
  • OS JARDINS/PARQUES URBANOS DE LISBOA PELO OLHAR DE ADULTOS E PELA AÇÃO DAS CRIANÇAS

    Eunice Castro Seixas, Catarina Tomás, Niccolò Giacchetta
    134-163
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6890
  • INFÂNCIAS E O DIREITO À CIDADE EM SÃO GONÇALO: INVESTIGANDO A PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS NA CIDADE

    Maria Tereza Goudard Tavares
    164-183
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6895
  • SEDICIOSAS FORMAS DE VIVER: CRIANÇAS, ARTE E COZINHA NA LUTA PELO DIREITO À MORADIA

    Marcia Aparecida Gobbi, Cleriston Izidro dos Anjos, Juliana Diamente Pito
    184-208
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6896
  • IL DIRITTO DI GIOCARE: UNA NECESSITÀ PER I BAMBINI, UN POTENZIALE PER SCUOLA E LA CITTÀ

    Francesco Tonucci
    209-233
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6899
  • O DIREITO DE BRINCAR: UMA NECESSIDADE PARA AS CRIANÇAS, UMA POTENCIALIDADE PARA A ESCOLA E A CIDADE

    Francesco Tonucci
    234-257
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6897

Artigos

  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS NO PARÁ (INDÍGENA) E NA BAHIA (AFRODESCENDENTE)

    Karolina Carvalho do Amarante, Gilberto César Lopes Rodrigues
    258-274
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6835
  • ESTIMULAÇÃO PRECOCE: O CASO DE UMA CRIANÇA COM SEQUÊNCIA DE PIERRE ROBIN

    Rosely Vieira dos Santos Martins, Giovani Ferreira Bezerra
    275-302
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.4999
  • AS DINÂMICAS EDUCATIVAS EM MOÇAMBIQUE: OBJECTIVOS E PERSPECTIVAS

    Timoteo Gentil Papel
    303-333
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.5078
  • A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM REVISTAS CIENTÍFICAS DO FEPAE-NNE

    Pedro Paulo Souza Rios, André Ricardo Lucas Vieira, Willian Lima Santos
    334-357
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6902
  • LA EMPATÍA EN ESTUDIANTES UNIVERSITARIAS DE EDUCACIÓN PRIMARIA

    Ana María Carty-Vásquez, Janet Josco-Mendoza, Yolvi Ocaña-Fernández
    358-381
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6903
  • PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PUBLICADAS POR PERIÓDICOS DO NORTE E NORDESTE DO BRASIL

    Lia Machado Fiuza Fialho, Francisca Genifer Andrade de Sousa, Vitória Chérida Costa Freire
    382-403
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6904
  • THE ROLE OF VOCABULARY LEARNING CONDITIONS IN WORD LEARNING AND RETENTION

    Seyyed Nasser Mousavi, Nasser Ghafoori, Mahnaz Saeidi
    404-435
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6906
  • CORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: SABERES DA PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO AMAZÔNICO

    Rosenilma Branco Rodrigues, Hergos Ritor Fróes de Couto
    436-456
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6554
  • POR QUE, PARA MANIPULAR A REALIDADE, PRECISAMOS REDUZI-LA?

    Pedro Demo, Renan Antônio da Silva
    457-474
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6909
  • DIMENSÕES, SENTIDOS E SIGNIFICADOS: MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES DA REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO

    Marilene Batista da Cruz Batista da Cruz Nascimento, Mateus Henrique Silva Santos, Tereza Hortencia da Silva Azevedo
    475-508
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6910
  • O PERCURSO DE CINCO RAPAZES INSTITUCIONALIZADOS: UM ESTUDO SOBRE A PROPOSTA EDUCATIVA DE UMA CASA DE ACOLHIMENTO EM PORTUGAL

    Daiane Valasques, Fátima Pereira
    509-535
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6911
  • IDENTIDAD DEL LÍDER COMO POTENCIAL EN EL DESARROLLO DE VALORES PERSONALES DE ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS EN EL PERÚ

    Doris Elida Fuster Guillén, Juan Pablo Vílchez Miranda, Edwin Hernan Ramirez Asis
    536-553
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6912
  • PROGRAMA PAULISTA LER E ESCREVER E O TRABALHO DOCENTE: ENTRE ORIENTAÇÕES E PADRONIZAÇÕES

    Géssica Priscila Ramos, Letícia Laís da Silva
    554-572
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.5182
  • FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE: PERFIL E COMPREENSÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO RS

    Renata Godinho Soares, Jaqueline Copetti
    573-591
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6446
  • ESTADO DO CONHECIMENTO: A DIALOGICIDADE ENTRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

    Kerén Talita Silva Miron, Chris Royes Schardosim
    592-611
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6580

Entrevistas

  • CIDADES PARA E DAS CRIANÇAS: UMA CONVERSA NO TALLER ABIERTO EM PONTEVEDRA, ESPANHA

    Marcia Aparecida Gobbi
    612-628
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6898

Resenhas

  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES E POLÍTICAS

    Learice Barreto Alencar
    629-633
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6984