Descolonização ou construção identitária cultural e educativa?

Autores

  • Roberto Nasimbera Limido Instituto Nacional de Formación Docente – Argentina

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11999

Palavras-chave:

pensamento, cultura, educação, práxis educacional, descolonização

Resumo

Tal pesquisa começa com a busca de uma palavra que consideramos crucial quando se pensa em descolonização intelectual. Assim, é necessário recorrer a algumas línguas nativas para ter outras etimologias e visão da América. Embora possamos dizer, essa cultura é um conjunto de padrões que informam comportamentos que são transmitidos de geração em geração através de um processo de aprendizagem realizado pela espécie humana. Pode-se dizer que cultura significa aprender e possuir o que foi aprendido, ter riqueza interior através do que foi aprendido. Dessa forma, a internalização da cultura possibilita a descoberta de obras humanas. Esse diálogo intersubjetivo é desenvolvido a partir da educação para mobilizar potencialidades de dentro dos temas. Isso implicaria a capacidade de argumentar sobre suas próprias razões, ouvir outras opiniões e buscar formas de consenso em dissidências que permitam a arte de viver juntos.

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Biografia do Autor

Roberto Nasimbera Limido, Instituto Nacional de Formación Docente – Argentina

Doctor en Filosofía y Educación. Profesor Capacitador del Instituto Nacional de Educación Técnica (INET). Poeta Ensaysta. Integrante de Ontología en el país y el extranjero.

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Publicado

2023-02-03

Como Citar

LIMIDO, R. N. Descolonização ou construção identitária cultural e educativa?. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e11999, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.11999. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11999. Acesso em: 24 abr. 2024.