Notícias

Chamadas/Convocatorias

A Revista Binacional Brasil Argentina: diálogo entre as ciências (RBBA) convida pesquisadores, professores e estudantes a submeterem artigos e resenhas para o dossiê temático intitulado Relações sociais de gênero e práticas educativas bem sucedidas na educação básica, organizado pelos professores Benedito Eugenio (UESB), Héctor Odetti (UNL-Ar), Jorge Garcia Marin (USC-Es) e Tania Gusmão (UESB).

Este dossiê receberá trabalhos que abordem questões relacionadas aos estudos de gênero e de boas práticas educativas na educação básica. Esperamos trabalhos que discutam diferentes dimensões e possibilidades de pesquisas e estudos inter-relacionados com a educação básica, a exemplo de gênero, práticas educativas bem-sucedidas e tecnologia, práticas bem-sucedidas e ensino de conteúdos curriculares, gênero e formação docente, gênero e materiais didáticos, articulação educação básica e universidade. 

As normas para publicação estão disponíveis em:  http://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/about/submissions
Os textos devem ser submetidos diretamente no endereço eletrônico da revista.
Prazo para submissão: até 30 de maio de 2020.
Período de avaliação: junho de 2020.
Período de publicação: julho de 2020.

 

Chamada para publicação RBBA / Convocatoria para publicación de RBBA

 

A REVISTA BINACIONAL BRASIL - ARGENTINA: DIÁLOGO ENTRE AS CIÊNCIAS, publicação eletrônica de carácter binacional, com periodicidade semestral, organizada pelo Museu Pedagógico da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, Brasil) e pelo Programa de Pós-Graduação em Didáctica de las Ciencias Experimentales, da Universidad Nacional del Litoral (UNL, Argentina), divulga chamada para publicação de artigos inéditos para compor o Dossiê - "Diálogos Curriculares Brasil-Argentina: redes de resistências. O dossiê está sendo organizado pelos professores doutores Francisco Ramallo (Universidad Nacional de Mar del Plata – UNMDP), Paulo de Tássio Borges da Silva (Universidade Federal do Sul da Bahia- UFSB) e Rafael Marques Gonçalves (Universidade Federal do Acre- UFAC).

Em tempos de retrocessos e ataques aos direitos na América Latina, em particular à educação, com reformas educacionais, centralização curricular e perseguição a professores, o dossiê propõe um diálogo acerca dos estudos curriculares no Brasil e na Argentina. A proposta tem como objetivo discutir as produções curriculares contemporâneas no Brasil e na Argentina, problematizando suas múltiplas dimensões que envolvem conhecimento, formação de professores e diferenças (étnico-racial, gêneros e sexualidades). Neste diálogo de enfrentamento aos retrocessos, convidamos pesquisadores no Brasil e na Argentina a apresentarem suas contribuições, construindo uma rede de resistências frente aos conservadorismos e desmontes da educação.

Para realizar o envio da proposta, acesse as normas de submissão disponíveis em http://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba. Apenas os trabalhos que levarem em conta as normas da revista serão consideradas para avaliação. A revista continua recebendo artigos diversos em fluxo contínuo.

Prazo para submissão: 30/08/2020

Dúvidas e informações: rbba@uesb.edu.br

  • Chamada para dossiê RBBA estende prazo de envio

    2023-04-21

    A REVISTA BINACIONAL BRASIL - ARGENTINA: DIÁLOGO ENTRE AS CIÊNCIAS (ISSN 2316-1205), publicação eletrônica de caráter binacional, organizada pelo Museu Pedagógico da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, Brasil) e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Experimentais, da Universidad Nacional del Litoral (UNL, Argentina) divulga chamada para publicação de trabalhos inéditos para a seção de artigos de fluxo contínuo, assim como para composição de dossiê.

    Entendendo que a pandemia de Covid-19 e as atuais condições de vida exigem formas de reflexão ousadas e agudas que nos convidem a olhar, construir conhecimento e gerar propostas alternativas sobre as questões de educação e cuidado, gênero, desigualdade, etnia, modos de gerir e organizar as instituições educativas, experiências científicas e artísticas, brincadeiras na infância, entre outras, a RBBA abre chamada de publicação também para o dossiê “Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais”, que buscará pensar infâncias desde e na América Latina, reconhecer atores, vozes e experiências que formam o quadro das relações constitutivas de nossas sociedades, entendendo que se trata de pôr em diálogo perspectivas que abordem diferentes investigações sobre problemas e desafios na educação de crianças.

    O dossiê está sendo organizado pelas professoras doutoras Isabel Cristina de Jesus Brandão (UESB), Cecilia Ángela Odetti (FHUC-UNL) e Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino (UERJ).

    O prazo final de envio de artigos e resenhas para o dossiê será 10/05/2023.

    Saiba mais sobre Chamada para dossiê RBBA estende prazo de envio
  • Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional

    2023-04-07

    Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional

    As dificuldades enfrentadas no ensino e aprendizado nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) são uma preocupação constante, evidenciadas não apenas em testes e avaliações, mas também no cotidiano da sala de aula, com desempenhos insuficientes em exames e baixo índice de ingressados e egressos nos cursos dessas áreas. Este número está dedicado a estudos atuais que não só explicam a situação, mas também propõem alternativas para dirimir os problemas em todos os níveis de ensino no Brasil, Argentina e outros países. O objetivo é contribuir para uma melhor compreensão do problema e auxiliar professores a enfrentar as disrupções do mundo acadêmico e educacional, como a Inteligência Artificial, para as quais, em alguns casos, ainda não há respostas.

    A coordenação do dossiê está a cargo dos Professores Doutores Héctor Odetti Santiago (UNL, Argentina) e Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão (UESB, Brasil).

    O prazo final de envio de artigos para este dossiê será 30/10/2023.

    Para este salutar e necessário debate, a RBBA convida pesquisadores nacionais e internacionais a apresentarem suas contribuições, submetendo seus trabalhos através da plataforma da Revista, acessando https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/about/submissions, onde serão encontradas as normas de submissão. Apenas os trabalhos que levarem em conta as normas da revista serão considerados para avaliação.

    Em tempo, registramos que a RBBA continua recebendo artigos diversos em fluxo contínuo.

    Consultas e informações: rbba@uesb.edu.br

    José Rubens Mascarenhas de Almeida

    Editor Responsável

     

    Enseñanza y aprendizaje en áreas STEM: desafíos en tiempos de disrupciones del mundo académico y educativo.

     

    Las dificultades en la enseñanza y el aprendizaje en las áreas STEM (Ciencia, Tecnología, Ingeniería y Matemáticas) son una preocupación constante, evidenciadas no solo en pruebas y evaluaciones, sino también en la vida cotidiana del aula, con un rendimiento insuficiente en exámenes y un bajo índice de ingresos y egresos en los cursos de estas áreas. Este número está dedicado a estudios actuales que no solo explican la situación, sino que también proponen alternativas para resolver los problemas en todos los niveles de educación en Brasil, Argentina y otros países. El objetivo es contribuir a una mejor comprensión del problema y ayudar a los profesores a enfrentar las disrupciones del mundo académico y educativo, como la Inteligencia Artificial, para las cuales, en algunos casos, aún no hay respuestas.

    La coordinación del dossier está a cargo de los profesores doctores Héctor Odetti Santiago (UNL, Argentina) y Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão (UESB, Brasil).

    La fecha límite para la presentación de artículos para este dossier será el 30/10/2023.

    Para este saludable y necesario debate, la RBBA invita a investigadores nacionales e internacionales a presentar sus contribuciones, enviando sus trabajos a través de la plataforma de la Revista, accediendo a https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/about/submissions, donde la presentación se encontrarán las reglas. Solo se considerarán para evaluación los trabajos que tengan en cuenta los estándares de la revista. Con el tiempo, notamos que la RBBA continúa recibiendo varios artículos en un flujo continuo.

    Consultas e informaciones: rbba@uesb.edu.br

    José Rubens Mascarenhas de Almeida

    Editor responsable

    Saiba mais sobre Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional
  • Chamada para cadastro de novos(as) pareceristas ad hoc

    2023-03-31
    A Revista Binacional Brasil-Argentina: diálogo entre as ciências informa que está aberta chamada para cadastro de pareceristas ad hoc. Nesse sentido, convidamos pesquisadores(as) que tenham interesse e disponibilidade para colaborar como pareceristas de textos acadêmicos em nosso periódico. 

    Os(as) interessados(as) devem enviar e-mail para nosso endereço eletrônico (rbba@uesb.edu.br), indicando nome e instituição à qual esteja vinculado. Em seguida, entraremos em contato para efetuar o cadastramento. Os (as) pareceristas devem possuir titulação mínima de doutor.

    Os(as) avaliadores(as) receberão certificado após a conclusão de cada parecer.

    Agradecemos a atenção e nos colocamos à disposição para mais esclarecimentos.

    Saiba mais sobre Chamada para cadastro de novos(as) pareceristas ad hoc
  • Convocatoria para la publicación de artículos de la RBBA /Chamada para publicação de trabalhos RBBA

    2023-02-24

    LA REVISTA BINACIONAL BRASIL - ARGENTINA: DIÁLOGO ENTRE LAS CIENCIAS (ISSN 2316-1205), publicación electrónica binacional, organizada por el Museo Pedagógico de la Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, Brasil) y por el Programa de Posgrado en Educación en las Ciencias Experimentales, de la Universidad Nacional del Litoral (UNL, Argentina) publica convocatoria para la publicación de trabajos inéditos para la sección de artículos de flujo continuo, así como para la composición de dossier.

    Entendiendo que la pandemia del Covid-19 y las condiciones de vida actuales requieren formas de reflexión audaces y agudas que inviten a mirar, construir conocimiento y generar propuestas alternativas en temas de educación y cuidado, género, desigualdad, etnia, formas de gestionar y organizar las instituciones educativas , experiencias científicas y artísticas, juegos infantiles, entre otros, la RBBA propone el dossier “Infancias en América Latina: problemáticas y desafíos actuales”, que buscará pensar las infancias desde y en América Latina para reconocer actores, voces y experiencias que forman el marco de las relaciones constitutivas de nuestras sociedades. Se trata de poner en diálogo perspectivas que aborden distintas investigaciones sobre problemas y desafíos en la educación de los niños y niñas.

    El dossier está siendo organizado por las profesoras doctoras Isabel Cristina de Jesus Brandão (UESB), Cecilia Ángela Odetti (FHUC-UNL) y Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino (UERJ).

    La fecha límite para la presentación de artículos para el dossier será el 30/04/2023.

    Saiba mais sobre Convocatoria para la publicación de artículos de la RBBA /Chamada para publicação de trabalhos RBBA
  • Chamada para publicação de trabalhos RBBA / Convocatoria para la publicación de artículos de la RBBA

    2023-02-24

    A REVISTA BINACIONAL BRASIL - ARGENTINA: DIÁLOGO ENTRE AS CIÊNCIAS (ISSN 2316-1205), publicação eletrônica de caráter binacional, organizada pelo Museu Pedagógico da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, Brasil) e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Experimentais, da Universidad Nacional del Litoral (UNL, Argentina) divulga chamada para publicação de trabalhos inéditos para a seção de artigos de fluxo contínuo, assim como para composição de dossiê.

    Entendendo que a pandemia de Covid-19 e as atuais condições de vida exigem formas de reflexão ousadas e agudas que nos convidem a olhar, construir conhecimento e gerar propostas alternativas sobre as questões de educação e cuidado, gênero, desigualdade, etnia, modos de gerir e organizar as instituições educativas, experiências científicas e artísticas, brincadeiras na infância, entre outras, a RBBA abre chamada de publicação também para o dossiê “Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais”, que buscará pensar infâncias desde e na América Latina, reconhecer atores, vozes e experiências que formam o quadro das relações constitutivas de nossas sociedades, entendendo que se trata de pôr em diálogo perspectivas que abordem diferentes investigações sobre problemas e desafios na educação de crianças.

    O dossiê está sendo organizado pelas professoras doutoras Isabel Cristina de Jesus Brandão (UESB), Cecilia Ángela Odetti (FHUC-UNL) e Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino (UERJ).

    O prazo final de envio de artigos e resenhas para o dossiê será 30/04/2023.

    Saiba mais sobre Chamada para publicação de trabalhos RBBA / Convocatoria para la publicación de artículos de la RBBA
  • Chamada para publicação de trabalhos RBBA / Convocatoria para la publicación de artículos de la RBBA

    2023-02-24

    A REVISTA BINACIONAL BRASIL - ARGENTINA: DIÁLOGO ENTRE AS CIÊNCIAS (ISSN 2316-1205), publicação eletrônica de caráter binacional, organizada pelo Museu Pedagógico da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, Brasil) e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Experimentais, da Universidad Nacional del Litoral (UNL, Argentina) divulga chamada para publicação de trabalhos inéditos para a seção de artigos de fluxo contínuo, assim como para composição de dossiê.

    Entendendo que a pandemia de Covid-19 e as atuais condições de vida exigem formas de reflexão ousadas e agudas que nos convidem a olhar, construir conhecimento e gerar propostas alternativas sobre as questões de educação e cuidado, gênero, desigualdade, etnia, modos de gerir e organizar as instituições educativas, experiências científicas e artísticas, brincadeiras na infância, entre outras, a RBBA abre chamada de publicação também para o dossiê “Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais”, que buscará pensar infâncias desde e na América Latina, reconhecer atores, vozes e experiências que formam o quadro das relações constitutivas de nossas sociedades, entendendo que se trata de pôr em diálogo perspectivas que abordem diferentes investigações sobre problemas e desafios na educação de crianças.

    O dossiê está sendo organizado pelas professoras doutoras Isabel Cristina de Jesus Brandão (UESB), Cecilia Ángela Odetti (FHUC-UNL) e Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino (UERJ).

    O prazo final de envio de artigos e resenhas para o dossiê será 10/05/2023.

    Saiba mais sobre Chamada para publicação de trabalhos RBBA / Convocatoria para la publicación de artículos de la RBBA
  • Divulgando sua produção científica

    2021-05-04

    A RBBA informa aos autores/as e leitores/as que é poss´´ível compartilhar os links dos artigos publicados na revista nas redes sociais (Facebook, Twitter, WatsApp WhatsApp, Linkedin, etc.) ou enviar por email, a partir da página do artigo.

    A RBBA já se encarrega de fazer tal divulgação através de suas redes, mas ela pode ser potencializada a partir da divulgação individual. 

    Nos ajude a divulgar sua produção.

    Saiba mais sobre Divulgando sua produção científica