Notícias

Chamadas/Convocatorias

A Revista Binacional Brasil Argentina: diálogo entre as ciências (RBBA) convida pesquisadores, professores e estudantes a submeterem artigos e resenhas para o dossiê temático intitulado Relações sociais de gênero e práticas educativas bem sucedidas na educação básica, organizado pelos professores Benedito Eugenio (UESB), Héctor Odetti (UNL-Ar), Jorge Garcia Marin (USC-Es) e Tania Gusmão (UESB).

Este dossiê receberá trabalhos que abordem questões relacionadas aos estudos de gênero e de boas práticas educativas na educação básica. Esperamos trabalhos que discutam diferentes dimensões e possibilidades de pesquisas e estudos inter-relacionados com a educação básica, a exemplo de gênero, práticas educativas bem-sucedidas e tecnologia, práticas bem-sucedidas e ensino de conteúdos curriculares, gênero e formação docente, gênero e materiais didáticos, articulação educação básica e universidade. 

As normas para publicação estão disponíveis em:  http://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/about/submissions
Os textos devem ser submetidos diretamente no endereço eletrônico da revista.
Prazo para submissão: até 30 de maio de 2020.
Período de avaliação: junho de 2020.
Período de publicação: julho de 2020.

 

Chamada para publicação RBBA / Convocatoria para publicación de RBBA

 

A REVISTA BINACIONAL BRASIL - ARGENTINA: DIÁLOGO ENTRE AS CIÊNCIAS, publicação eletrônica de carácter binacional, com periodicidade semestral, organizada pelo Museu Pedagógico da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, Brasil) e pelo Programa de Pós-Graduação em Didáctica de las Ciencias Experimentales, da Universidad Nacional del Litoral (UNL, Argentina), divulga chamada para publicação de artigos inéditos para compor o Dossiê - "Diálogos Curriculares Brasil-Argentina: redes de resistências. O dossiê está sendo organizado pelos professores doutores Francisco Ramallo (Universidad Nacional de Mar del Plata – UNMDP), Paulo de Tássio Borges da Silva (Universidade Federal do Sul da Bahia- UFSB) e Rafael Marques Gonçalves (Universidade Federal do Acre- UFAC).

Em tempos de retrocessos e ataques aos direitos na América Latina, em particular à educação, com reformas educacionais, centralização curricular e perseguição a professores, o dossiê propõe um diálogo acerca dos estudos curriculares no Brasil e na Argentina. A proposta tem como objetivo discutir as produções curriculares contemporâneas no Brasil e na Argentina, problematizando suas múltiplas dimensões que envolvem conhecimento, formação de professores e diferenças (étnico-racial, gêneros e sexualidades). Neste diálogo de enfrentamento aos retrocessos, convidamos pesquisadores no Brasil e na Argentina a apresentarem suas contribuições, construindo uma rede de resistências frente aos conservadorismos e desmontes da educação.

Para realizar o envio da proposta, acesse as normas de submissão disponíveis em http://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba. Apenas os trabalhos que levarem em conta as normas da revista serão consideradas para avaliação. A revista continua recebendo artigos diversos em fluxo contínuo.

Prazo para submissão: 30/08/2020

Dúvidas e informações: rbba@uesb.edu.br

  • Chamada para publicação de trabalhos RBBA 2021

    2021-06-09

    A REVISTA BINACIONAL BRASIL - ARGENTINA: DIÁLOGO ENTRE AS CIÊNCIAS (ISSN 2316-1205), publicação eletrônica de caráter binacional, organizada pelo Museu Pedagógico da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, Brasil) e pelo Programa de Pós-Graduação em Didáctica de las Ciencias Experimentales, da Universidad Nacional del Litoral (UNL, Argentina), agora na modalidade de publicação semestral, divulga chamada para publicação de trabalhos inéditos para a seção de artigos de fluxo contínuo, assim como para compor o Dossiê intitulado “Ciência e luta de classes: o capitalismo e os (des) caminhos da humanidade”.

    O dossiê propõe um diálogo acerca da ciência contemporânea e sua produção, levando em conta o contexto mais amplo em que é socialmente produzida, vinculada à produção capitalista. O objetivo é debater o papel da ciência na sociedade contemporânea, levando em conta os desafios sociais e políticos atuais, a profunda e duradoura crise do sistema do capital, refletida nas esferas política, social, energética, ambiental e cultural, coroada pela pandemia de Covid-19, cujos elementos fizeram emergir contradições antes mascaradas, potencializando ideias, elementos e valores que se pensava superados pela humanidade em sua história: obscurantismo, anti-intelectualismo, anticientificismo, a espreitar e a espraiar-se em escala planetária – a mesma do sistema do capital – permeando seu tecido social. Qual o papel da ciência nesse contexto? Ela é a salvadora da humanidade ou trata-se de uma construção humana em disputa na intestina luta de classes de que é constituído o capitalismo?

    O dossiê está sendo organizado pelos professores Xabier Arrizabalo Montoro (Universidad Complutense, Espanha), Andrea María Pacífico (Universidad Nacional del Litoral, Argentina) e Fábio Mansano de Mello (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil).

    Para este salutar e necessário debate, a RBBA convida pesquisadores nacionais e internacionais a apresentarem suas contribuições, submetendo seus trabalhos através da plataforma da Revista, acessando https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/about/submissions, onde serão encontradas as normas de submissão. Apenas os trabalhos que levarem em conta as normas da revista serão consideradas para avaliação. Em tempo, registramos que a RBBA continua recebendo artigos diversos em fluxo contínuo.

    O prazo final de envio de artigos para o dossiê será 20/10/2021.

    Dúvidas e informações: rbba@uesb.edu.br

    José Rubens Mascarenhas de Almeida

    Editor Responsável

    Saiba mais sobre Chamada para publicação de trabalhos RBBA 2021
  • Divulgando sua produção científica

    2021-05-04

    A RBBA informa aos autores/as e leitores/as que é poss´´ível compartilhar os links dos artigos publicados na revista nas redes sociais (Facebook, Twitter, WatsApp WhatsApp, Linkedin, etc.) ou enviar por email, a partir da página do artigo.

    A RBBA já se encarrega de fazer tal divulgação através de suas redes, mas ela pode ser potencializada a partir da divulgação individual. 

    Nos ajude a divulgar sua produção.

    Saiba mais sobre Divulgando sua produção científica