Educação escolar de adolescentes: uma análise crítica a partir da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica

Autores

  • Ricardo Eleutério dos Anjos

Palavras-chave:

Educação escolar, Adolescentes, Psicologia histórico-cultural, Pedagogia histórico-crítica, Individualidade para-si

Resumo

O presente trabalho, a partir dos pressupostos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, analisa criticamente cinco artigos publicados na revista Nova Escola que versam sobre a educação escolar de adolescentes. Para tanto, três categorias foram analisadas, quais sejam: a naturalização da adolescência; a cotidianidade na educação escolar de adolescentes e a referência adulta para o desenvolvimento do adolescente. Com vistas à superação das concepções idealistas e biologizantes sobre essa fase do desenvolvimento, este artigo defende que a educação escolar, ao cumprir sua tarefa de socializar o conhecimento científico, artístico e filosófico em suas formas mais desenvolvidas, contribui para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores em suas máximas possibilidades e, consequentemente, para o desenvolvimento da personalidade, devido à formação do pensamento por conceitos e da concepção de mundo nessa idade de transição.

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Publicado

2020-11-14

Como Citar

dos Anjos, R. E. (2020). Educação escolar de adolescentes: uma análise crítica a partir da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 3(2), 58-85. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1408

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo