Média aritmética em livros didáticos: uma análise a partir do enfoque ontosemiótico

Autores

  • Marcos Antonio Santos de Pinho
  • Teresa Fernandez Blanco

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1523

Palavras-chave:

Livro didático, Média aritmética, Ontosemiótica

Resumo

Este artigo faz parte de nossa pesquisa de doutorado em andamento e tem por objetivo analisar o conceito de média aritmética apresentado em livros didáticos adotados no 3º Ano do Ensino Médio à luz do Enfoque Ontosemiótico da Cognição e Instrução Matemática (EOS). As ferramentas teóricas do EOS utilizadas são nomeadamente os elementos da configuração didática (situação-problema, linguagem, conceito-definição, proposições, procedimentos e argumentos). Dentro de uma abordagem de pesquisa qualitativa e tomando os elementos da configuração didática do EOS como categorias de análise, este estudo traz a análise de um dos livros didáticos adotados em escolas da rede pública e particular da cidade de Salvador, Bahia. Os resultados da pesquisa apontam que, embora o enfoque teórico dado ao conteúdo média aritmética cumpra o currículo oficial, este apresenta conflitos semióticos, sobretudo no tocante aos elementos da configuração didática denominados procedimentos e argumentos.

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Como Citar

Santos de Pinho, M. A., & Blanco, T. F. (2017). Média aritmética em livros didáticos: uma análise a partir do enfoque ontosemiótico. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 6(1), 247-265. https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1523

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo