O estudo da relação ternária para o ensino do Campo Conceitual Multiplicativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8319

Palavras-chave:

Estruturas Multiplicativas, Relação Ternária, Formação continuada

Resumo

Este artigo objetiva analisar e descrever o processo formativo de professores dos anos iniciais que ensinam os conceitos de Comparação Multiplicativa. Uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada durante um processo formativo com professores que atuavam nos anos iniciais do ensino fundamental. A formação foi organizada em encontros presenciais, virtuais e atividades de prática pedagógica tendo como conteúdo o Campo Conceitual Multiplicativo (CCM) estudado por Gérard Vergnaud. Como  resultados, o processo formativo proporcionou indícios de ampliação do conhecimento matemático frente às situações-problema do CCM, fortalecendo: a prática dos professores; elaboração de situações-problema com diferentes complexidades (multiplicação e divisão); o trabalho mediado em sala de aula, observando os esquemas utilizados pelos alunos e os conceitos que ainda precisavam de interferência para efetivar a aprendizagem, demonstraram possibilidades de novas estratégias para que o professor entenda a construção do conhecimento matemático dos alunos.

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Publicado

2021-06-07

Como Citar

Souza Couto, M. E. ., Cabral Lima, D. ., & dos Santos Santana, E. R. (2021). O estudo da relação ternária para o ensino do Campo Conceitual Multiplicativo. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 10(01), 330-356. https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8319

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo