Engenharia didática e Teoria das Situações Didáticas: um contributo ao ensino de Geometria Analítica com o software GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8447Palavras-chave:
Engenharia Didática, Geometria Analítica, Teoria das Situações Didáticas, GeoGebraResumo
Este artigo é oriundo de uma dissertação de mestrado em andamento, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE) - Campus Fortaleza e financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo deste trabalho é oferecer alternativas para a prática de ensino no campo da Geometria Analítica, voltadas para a formação profissional do futuro docente de Matemática, trazendo abordagens visuais e interativas com o auxílio do software GeoGebra. Será utilizada como metodologia a Engenharia Didática articulada à Teoria das Situações Didáticas, para execução desta investigação. Deste modo, busca-se colaborar com a formação dos licenciandos em Matemática por meio da construção de situações didáticas envolvendo a Geometria Analítica, em uma abordagem que explora a visualização e compreensão com uso do GeoGebra.
Downloads
Referências
ABAR, Celina A. A. P. A Transposição Didática na criação de estratégias para a utilização do GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, v. 9, n. 1, p. 59-75, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.23925/2237-9657.2020.v9i1p59-75. Acesso em: 26 jul. 2020.
ALMOULOUD, S. A.; COUTINHO, C. Q. S. Engenharia Didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT-19 / ANPEd. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 3, n. 1, p. 62-77, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2008v3n1p62. Acesso em: 21 set. 2020.
ALMOULOUD, S. A.; SILVA, M. J. F. Engenharia didática: evolução e diversidade. Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 7, n. 2, p. 22-52, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/viewFile/1981-1322.2012v7n2p22/23452. Acesso em: 15 out. 2020.
ALVES, F. R. V. Didática de Matemática: Seus pressupostos de ordem epistemológica, metodológica e cognitiva. Interfaces da Educação, v. 7, n. 21, p. 131-150, 2016. Disponível em: http://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/viewFile/1259/1183. Acesso em: 22 out. 2020.
ALVES, F. R. V. Análises Preliminares e a Análise a priori para a noção de integrais dependentes de parâmetros. Vidya. v. 36, n. 1, p. 111-133, jan./jun., 2016 - Santa Maria.
ALVES, F. R. V. Engenharia Didática para a s-Sequência Generalizada de Jacobsthal e a (s,t)-Sequência Generalizada de Jacobsthal: análises preliminares e a priori. UNIÓN – Revista Iberoamericana de Educación Matemática. v. 51, p. 83-106, 2017. Disponível em: http://asenmacformacion.com/ojs/index.php/union/article/view/229. Acesso em: 09 out. 2020.
ALVES, F. R. V.; CAVALCANTE, M. R. Obstáculos (epistemológicos) e o Ensino de Ciências e Matemática. Interfaces da Educação, v. 8, n. 23, p. 253-274, 2017. Disponível em: http://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/1603. Acesso em: 09 out. 2020.
ALVES, F. R. V.; PEREIRA, A. C. C. Ensino de Geometria Analítica: alguns pressupostos da Sequência Fedathi no contexto da formação do professor de Matemática. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 6, n. 2, p. 26 - 45, 2016. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/157. Acesso em: 16 out. 2020.
AZEVEDO, I. F. Situações Didáticas Profissionais (SDP): Uma perspectiva de complementaridade entre a teoria das situações e a didática profissional no contexto das olimpíadas de matemática. 2020. 163 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE, Fortaleza, 2020.
ARTIGUE, M. Engenharia Didáctica. In: BRUN, Jean (Org.). Didáctica das matemáticas. Tradução de Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. p. 193-217.
ARTIGUE, M. Ingeniería didáctica en Educación Matemática. Colômbia, 1995. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/12341268.pdf. Acesso em: 22 out. 2020.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Matriz de referência para o ENEM, 2009. Disponível em: http://download.inep.gov.br/download/enem/matriz_referencia.pdf. Acesso em: 04 out. 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2018. p. 528. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 26 set. 2020.
BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008.
CAMPOS, M. A.; FARIAS, L. M. S. A Educação Matemática e o ensino de álgebra na perspectiva de desenvolvimento do pensamento algébrico. Revista RBBA - Revista Binacional Brasil Argentina, v. 9, n. 1, p. 162-182, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22481/rbba.v9i1.6506. Acesso em: 08 abr. 2021.
GUEDES, P. C. C. Aplicação do software GeoGebra ao ensino da Geometria Analítica. Ciência e Natura, v. 37, Ed. Especial PROFMAT, p. 365–375, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4675/467547643030.pdf. Acesso em: 15 mar. 2021.
HALBERSTADT, F. F. A aprendizagem da Geometria Analítica no Ensino Médio e suas representações semióticas no Grafeq. 2015. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/6751. Acesso em: 01 out. 2020.
IEZZI, G. Fundamentos de Matemática Elementar 7. 6. ed. São Paulo: Atual Editora, 2013.
LEIVAS, J. C. P.; GOBBI, J. A. O software GeoGebra e a Engenharia Didática no estudo de áreas e perímetros de figuras planas. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologias, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 182-199, 2014. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1521. Acesso em: 29 set. 2020.
NASSER, L. O papel da abstraçâo no pensamento matemático avançado. In: Flores, Rebeca (Ed.), Acta Latinoamericana de Matemática Educativa. México: Comité Latinoamericano de Matemática Educativa, 2013. cap. 2, p. 891-897. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/4175/1/NasserOpapelALME2013.pdf. Acesso em: 30 set. 2020.
PAIVA, A. C. P.; ALVES, F. R. V. Utilização do GeoGebra como auxílio no ensino de curvatura de curvas planas e espaciais. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 7, n. 2, p. 65-79, 2018. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6767152. Acesso em: 28 set. 2020.
SANTOS, A. A.; ALVES, F. R. V. A Engenharia Didática em articulação com a Teoria das Situações Didáticas como percurso metodológico ao estudo e ensino de Matemática. Revista Acta Scientiae, Canoas, v. 19, n. 3, p. 447-465, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/2739. Acesso em: 01 out. 2020.
SILVA, A. L. Uma Engenharia Didática para Aprendizagem de Geometria Analítica no Ensino Médio. 2019. 245 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília - UnB, Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36023. Acesso em: 05 ago. 2020.
SOUSA, R. C., ALVES, F. R. V.; FONTENELE, F. C. F. Engenharia didática de formação (EDF): uma proposta de situação didática do ENEM com o uso do software GeoGebra para professores de matemática no Brasil. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 26, p. 90-99, 2020. Disponível em: https://teyet-revista.info.unlp.edu.ar/TEyET/article/view/1344. Acesso em: 23 out. 2020.
WASSIE, Y. A.; ZERGAW, G. A. Capabilities and Contributions of the Dynamic Math Software, GeoGebra - a Review. North American GeoGebra Journal, v. 7, n. 1, p. 68-86, 2018. Disponível em: https://mathed.miamioh.edu/index.php/ggbj/article/view/149. Acesso em: 14 abr. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.