O CPC da UNE e o debate sobre educação e cultura popular no Brasil

Autores

  • Marta Loula Dourado Viana UESB

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8793

Palavras-chave:

Educação, Cultura, Transformação social

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma discussão acerca das concepções de educação e cultura popular no Brasil, enraizadas pelo Centro Popular de Cultura (CPC) entre os anos 1961-1964. Foram identificados, pelo menos, três concepções como resultado das interlocuções entre diferentes grupos e classes sociais que tinham por finalidade o desenvolvimento nacional: a concepção nacional-popular, a concepção de arte revolucionária e a concepção de educação e cultura de forma desinteressada. Estas concepções coexistiram, ora convergentes ora conflituosas, mas propuseram, enquanto ponto em comum, uma educação e cultura de modo a contribuir com a transformação social. A metodologia se baseou na historiográfica e bibliográfica. Para esta discussão foram basilares o acesso aos textos do Jornal Novos Rumos e da Revista Estudos Sociais, publicados na primeira metade dos anos 1960. E também algumas produções de autores contemporâneos que pesquisaram o CPC bem como a educação e cultura popular. A escolha dos referenciais se deu de acordo com o debate aqui proposto no contexto histórico em questão.

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Publicado

2021-06-07

Como Citar

Loula Dourado Viana, M. (2021). O CPC da UNE e o debate sobre educação e cultura popular no Brasil. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 10(01), 246-269. https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8793

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo