O EFEITO DE RUMOR NA DISCURSIVIZAÇÃO DO CORPO POLÍTICO-MIDIÁTICO: AS IMAGENS RUMORAIS DO DISCURSO ORDINÁRIO DIGITAL
Palabras clave:
Corpo político-midiático, Discurso ordinário digital, Efeito de rumor, Je suis NicoResumen
Este texto tem como objetivo, analisar algumas imagens sobre a chamada Marcha da Solidariedade de Paris, que circularam nas mídias sociais e digitais após o ataque ao jornal humorístico francês Charlie Hebdo. Buscamos com isso levantar algumas questões sobre o modo como o corpo político-midiático vem sendo discursivizado por aquilo que estamos entendendo por uma ordem discursiva rumoral (SILVEIRA, 2015). Na continuidade de discussões anteriores sobre as noções de discurso ordinário digital e efeito de rumor (SILVEIRA, 2015), visamos compreender de que modo o corpo político é discursivizado nas mídias contemporâneas tendo em vista duas formas distintas de discursivização. A partir das análises realizadas foi possível mostrar que temos, de um lado, a produção de um policorpo (SANTOS, 2014), a partir dos modos de funcionamento do discurso político-midiático em circulação nas mídias tradicionais e, de outro lado, o efeito de rumor (SILVEIRA, 2015), produzido a partir dos modos como os sentidos sobre esse corpo político-midiático sofrerão algumas inversões e deslocamentos, a partir de sua discursivização em “memes de internet”. Consideramos que a discussão aqui empreendida permitiu a compreensão de um modo de funcionamento sing.