O CORPO INDÍGENA NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS: MEMÓRIA, NUDEZ E EMBRANQUECIMENTO

Autores/as

  • Vívian de Nazareth Santos Carvalho
  • Ivânia dos Santos Neves

Palabras clave:

Telenovela, Corpo, Discursos, Sociedades indígenas

Resumen

Uma das características que mais chamou a atenção dos europeus que chegaram ao Brasil em 1500 foi a nudez dos homens e mulheres indígenas. O discurso de que índio é aquele sujeito que anda nu começou, a partir do século XVI, a fazer parte da memória coletiva do ocidente. Ainda hoje, diversas imagens que circulam na internet, textos escritos e produtos audiovisuais constantemente atualizam em nossas redes de memória o discurso da nudez indígena. Neste artigo, analisamos como as telenovelas brasileiras constroem os personagens indígenas de suas tramas, com foco específico às maneiras como os corpos desses personagens são tematizados. Para isso, analisamos a construção dos personagens indígenas Aritana, protagonista da telenovela “Aritana”, exibida em 1978, pela TV Tupi; e Tatuapu, protagonista da telenovela “Uga Uga”, exibida em 2000, pela TV Globo. A partir dos estudos de Foucault (2008), Milanez (2006) e Courtine (2013) nos questionamos: qual o corpo indígena está autorizado a aparecer nestas ficções seriadas televisivas?

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