MOVIMENTOS DO SUJEITO E FUNDAMENTOS DO PLANO DIAGRAMÁTICO
Palabras clave:
Sujeito, subjetividade, plano diagramático, afetividadeResumen
Este presente texto equivale a um pequeno recorte da pesquisa de dissertação de Valter Rodrigues, intitulada “Corpo, técnica e mídia – Subjetividade, programação televisiva e mercado”2 , na qual o autor propõe uma problematização do campo comunicacional “a partir dos pensamentos da Desrazão ou do Fora” (RODRIGUES, 2002, p. 1). Inspirado por uma frequentação transversalista dos pensamentos filosófico, literário e cinematográfico, o trabalho segue e amplia as trilhas daqueles “para os quais o pensamento, longe de se opor aos afetos, se constrói a partir deles” (id., ibid.). Trabalho de raro fôlego, a dissertação se divide em dois volumes: no Volume I, trata das relações do corpo com os dispositivos técnicos e as imagens e mensagens que se efetuam a partir deles. No Volume II, a partir dos debates sobre a censura e a liberdade de expressão, é feito um percurso pelos modos de produção de homogênese social e a maneira como as heterogêneses que o atravessam são ora apropriadas pelo homogêneo, ora produzem transformações em seu campo. Neste artigo, formatado, extraído e adaptado a partir do trabalho original, são apresentadas questões relativas ao sujeito e suas movências na contemporaneidade, envolvendo percursos teórico-epistemológicos, aspectos referentes à subjetividade elucidados a partir do plano diagramático de Michel Foucault e discutidos por Gilles Deleuze, e pontos, não menos importantes, que dizem respeito às dimensões da afetividade em meio às relações de formas de poder e de linhas de força.