O que dizem os estudantes sobre intersexo: um estudo comparativo em duas universidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v1.11138

Palavras-chave:

Diversidade, Educação, Intersexo, Universidade

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da subcategoria de intersexo, no decurso de um estudo comparativo na Universidade da Madeira, UMa (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe, UFS (Brasil) sobre “Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica.” Foi adotada uma abordagem qualitativa, com aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas e o visionamento de um vídeo sobre o tema. Foi feita a análise de conteúdo aos dados. Os resultados comparados mostram que existe um enorme desconhecimento do conceito de intersexo entre os ex-estudantes das duas universidades bem como pouca participação em conversas e debates sobre o tema.  Observa-se que tanto os ex-estudantes da UMa como os da UFS valorizam o conceito de intersexo e reconhecem a necessidade de discuti-lo. Os ex-estudantes da UFS são mais participativos que os da UMa e os únicos a emitir opiniões concordantes com a construção / reconstrução da identidade intersexual, centrada na subjetividade individual. Também reconhecem que existem constrangimentos sociais, preconceitos e tabus que dificultam a afirmação das pessoas intersexo. A intersexualidade apresenta-se para a maioria dos participantes como um tema complexo. Verificou-se interesse geral em conhecer o conceito, em respeitar as pessoas bem como de as apoiar na reconstrução da identidade intersexual por via da valorização da perspetiva pessoal e subjetiva. Considera-se este aspeto concordante com a luta pelas causas do movimento intersexual pois a liberdade das pessoas intersexo passa pelo respeito pela humanidade e pela diversidade biológica dessas pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Paulo Gomes Brazão, Universidade da Madeira - Portugal

Doutor em Educação - Inovação Pedagógica (2008), pela Universidade da Madeira (UMa), Portugal. Pós-doutor (2022) no Programa de pós-graduação em Educação e Diversidade, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). 

Alfrancio Ferreira Dias, Universidade Federal de Sergipe - Brasil

Doutor em Sociologia, Universidade Federal de Sergipe (UFS); Pós-doutor pela University of Warwick, UK (2018). Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe – Brasil; Líder do ConQuer - Grupo de estudos e pesquisas queer e outras epistemologias feministas; Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Referências

ALVES, Francione Charapa; FIALHO, Lia Machado Fiuza; LIMA, Maria Socorro Lucena. Formação em pesquisa para professores da educação básica. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 27, p. 285-300, 2018. DOI: 10.20952/revtee.v11i27.8582

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1997.

BOGDAN, Robert C.; & BLIKEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 2017.

BRAZÃO, José Paulo Gomes; DIAS, Alfrancio Ferreira. Relações de género e do corpo na Escola: Diretivas promotoras de culturas inclusivas para as práticas pedagógicas. Revista Cocar. v.14, n.29 maio/ago. 2020, p.61-72 ISSN: 2237-0315. Disponível em : https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3347 Acesso em: 17 set. 2021

BRAZÃO, José Paulo Gomes; OLIVEIRA, Anselmo Lima de; DIAS, Alfrancio Ferreira. University students' voices on sexual and gender diversity, their relationship with coeducation and pedagogical innovation: a comparative study at the University of Madeira (Portugal) and the Federal University of Sergipe (Brazil). Journal of Research and Knowledge Spreading, v. 2, n. 1, e12445, 2021. DOI: 10.20952/jrks2112445

BRAZÃO, José Paulo Gomes. Apresentação do projeto vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de género, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica: um estudo comparativo na Universidade da Madeira e na Universidade Federal de Sergipe. The Brain. 2021.Disponível em: https://bra.in/7vA6Q3 Acesso em: 17 set. 2021.

BRAZÃO, José Paulo Gomes; DIAS, Alfrancio Ferreira. Afirmações dos estudantes sobre gênero: um estudo comparativo na Universidade Federal De Sergipe e na Universidade da Madeira. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 16(4). 2021a. DOI: 10.21723/riaee.v16i4.15688. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15688 Acesso em: 17 set. 2021a.

BRAZÃO, José Paulo Gomes; DIAS, Alfrancio Ferreira. O que dizem os estudantes sobre gênero não-binário: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da Madeira. Revista on Line De Política E Gestão Educacional, 25(3). 2021b. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15680 Acesso em: 17 set. 2021.

Canal das Bee. O que é Intersexo?! Guia Básico #12. Disponível em: https://youtu.be/2iWaWsiSnd4 Acesso em: 17 set. 2021.

CARDOSO, Helma de Melo; DIAS, Alfrancio Ferreira. Trans* subjectivities in the higher education curriculum. Journal of Research and Knowledge Spreading, v. 2, n. 1, e12305, 2021. DOI: 10.20952/jrks2112305

DIAS, Alfrancio Ferreira; BRAZÃO, José Paulo Gomes. Iniciativas de promoção das discussões de gênero e diversidade sexual no contexto acadêmico: um estudo comparativo. Práxis Educacional, [s. l.], v. 17, n. 48, p. 1-18, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9502. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9502. Acesso em: 17 set. 2021.

DIAS, Alfrâncio Ferreira. Que inovação pedagógica a pedagogia queer propõe ao currículo escolar?. Tempos e Espaços em Educação, V. 10, 23, p. 37-48, set/dez. 2017.

DIAS, Alfrancio Ferreira; OLIVEIRA, Danilo Araujo de; SANTOS, Madson de Santana. Uma revisão sistematizada da produção do conhecimento sobre corpo, gênero, sexualidades na educação. Revista Temas em Educação, v. 27, n. 2, p. 119–133, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n2.24814

DIAS, Alfrancio Ferreira; SILVA, Ivanderson Pereira da; RIOS, Pedro Paulo Souza. Os estudos de gênero em revistas científicas do FEPAE-NN: uma revisão sistematizada. Revista Exitus, v. 10, n. 1, p. e020039, 2020. DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1287

DIAS, Alfrancio Ferreira et al. Schooling and subversions of gender. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 10, n. 22, p. 83-92, 2017. DOI: 10.20952/revtee.v10i22.6433

NASCIMENTO, Leandra Fernandes do; CAVALCANTE, Maria Marina Dias. Abordagem quantitativa na pesquisa em educação: investigações no cotidiano escolar. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 25, p. 249-260, 2018. DOI: 20952/revtee.v11i25.7075

NUNES, Claudio Pinto. Conversas interativo-provocativas como opção teórico-metodológica nas Ciências Humanas e na educação. Práxis Educacional, v. 16, n. 37, p. 408-439, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i37.6207

OLIVEIRA, Anselmo Lima de; BRAZÃO, José Paulo Gomes; DIAS, Alfrancio Ferreira. Dialogue about gender, sexuality and bodies in academic context: a possibility of pedagogical innovation? Journal of Research and Knowledge Spreading, v. 2, n. 1, e12484, 2021. DOI: 10.20952/jrks2112484

PALMEIRA, Lana Lisiêr de Lima; DIAS, Alfrancio Ferreira. The importance of Teacher education in the face of the perspectives of diversity: in search of an egalitarian society. Journal of Research and Knowledge Spreading, v. 2, n. 1, e12260, 2021. DOI: 10.20952/jrks2112260

PIRES, Manuella de Aragão. Gênero e sexualidade nos currículos de formação em Pedagogia na Universidade Federal de Sergipe. 2021. 120f. Dissertação (mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, 2021.

RIOS, Pedro Paulo Souza; CARDOSO, Helma de Melo; DIAS, Alfrancio Ferreira. Concepções de gênero e sexualidade d@s docentes do curso de licenciatura em pedagogia: por um currículo Queer. Educação & Formação, v. 3, n. 2, p. 98–117, 2018. DOI: 10.25053/redufor.v3i8.272

SANTOS, Thais Emilia de Campos dos. Manifesto intersexo. ABRAI - Associação Brasileira Intersexo, 2022.

Downloads

Publicado

2022-08-04

Como Citar

BRAZÃO, J. P. G.; DIAS, A. F. O que dizem os estudantes sobre intersexo: um estudo comparativo em duas universidades. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 1, p. e11138, 2022. DOI: 10.22481/redupa.v1.11138. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11138. Acesso em: 28 mar. 2024.