A importância dos movimentos sociais na formulação de políticas educativas em Moçambique para o desenvolvimento sustentável dos territórios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v1.11171

Palavras-chave:

movimentos sociais, políticas educativas, desenvolvimento sustentável, territórios, Moçambique

Resumo

O presente artigo analisa a importância dos movimentos sociais na formulação de políticas educativas em Moçambique para o desenvolvimento sustentável dos territórios. Para a elaboração da pesquisa, recorreu-se ao método usado nas pesquisas exploratórias que serve para desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias e que, habitualmente, envolve levantamento bibliográfico e documental, entrevistas não padronizadas e estudos de caso. Do estudo, nota-se que mais do que pensar a educação como um problema de eficácia escolar, há necessidade, não só para os movimentos sociais, mas também para toda a sociedade, de se repensar a educação com o objetivo de proporcionar uma formação mais ligada aos processos de desenvolvimento, garantindo, assim, maior capacidade de transformação, a partir das características de cada território e proporcionando, em simultâneo, melhor qualidade de vida às pessoas da comunidade que o integram. Uma tal ideia obriga a reforçar o entendimento do território como possibilidade de espaço educativo, ou seja, como meio envolvente, agente e conteúdo da educação, permitindo a todas as pessoas que nele interagem uma capacidade de interpelação que deverá constituir o único fator limitativo da construção do bem-estar comum.

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Biografia do Autor

Timoteo Gentil Papel, Escola Secundária Comunitária Santa Maria de Namuno - Moçambique

Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local pela Universidade de Santiago - Cabo Verde e Licenciado em Ensino de Filosofia com habilitações em Ensino de História pela Universidade Pedagógica de Maputo - Moçambique. Trabalha como Docente e é igualmente Poeta, Escritor e Pesquisador. Contribuição: autor. 

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Publicado

2022-08-07

Como Citar

PAPEL, T. G. A importância dos movimentos sociais na formulação de políticas educativas em Moçambique para o desenvolvimento sustentável dos territórios. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 1, p. e11171, 2022. DOI: 10.22481/redupa.v1.11171. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11171. Acesso em: 22 dez. 2024.