Didáticas insurgentes da relação professor e estudante no ensino de Filosofia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v1.11175

Palavras-chave:

didáticas insurgentes, docência universitária, ensino de filosofia, pesquisa (auto)biográfica

Resumo

O trabalho tem como objetivo compreender as didáticas insurgentes que professores de Filosofia desenvolvem na universidade. As discussões partem da compreensão de conceber que os professores da  área de Filosofia habitam a profissão docente revelando práticas que emergem da relação com os estudantes e das tessituras peculiares do campo filosófico. O estudo ancora-se na abordagem (auto)biográfica, por facultar a aproximação do objeto de estudo com a epistemologia (auto)biográfica, pois quem narra a própria vida, ao narrar, estabelece relações temporais e situacionais consigo mesmo e com aqueles com quem se relaciona pedagogicamente durante a sua atuação profissional. O dispositivo de pesquisa utilizado foram as entrevistas narrativas, desenvolvidas com quatro professores que atuam nos cursos de licenciatura em      Filosofia em duas universidades públicas do estado da Bahia. Os resultados apontaram que as didáticas insurgentes estão caracterizadas por estratégias que os docentes utilizam para desenvolver aulas de Filosofia na universidade, mobilizados pela necessidade de interação professor e estudante nos contextos de aulas remotas.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana - Brasil

Pós doutorando e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Cpntemporaneidade - PPGEduC da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Professor adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS e do Prograga de Pós-graduação em Educação - PPGE/UEFS. Líder do Núlceo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU. Membro do GT 4 de Didática da ANPEd. Contribuição: autor. 

Referências

ANASTASIOU, Léa. das Graças. Camargo.; ALVES, Leonir. Pessate. (org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: UNIVILLE, 2009.

DELORY-MOMBERGER, Cristine. A condição biográfica: ensaios sobre a narrativa de si na modernidade avançada. Tradução de Carlos Eduardo G. Braga, Maria da Conceição Passeggi e Nelson Patriota. Natal: EDUFRN, 2012.

FABBRINI, Ricardo. Nascimento. O ensino de filosofia: a leitura e o acontecimento. Trans/Form/Ação, vol. 28, no.1, p.7-27, 2005. ISSN: 0101-3173

FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (org.) O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 1988. p. 17-34.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

LYOTARD, Jean François. O Pós-Moderno explicado às crianças. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

PENNA, Alessandra Costa. Estilos de Aprendizagem e ambientes de ensino: estudo comparativo dos estilos verbalizados e verbalizador nos contextos presencial e a distância. Rio de Janeiro: UFRJ. 2007.

ROCHA, Ronai Pires da. Ensino de Filosofia e Currículo. Petrópolis: Vozes, 2008

SILVA, Franklin. Leopoldo da. Função social do filósofo. In: Textos Filosóficos. São Paulo: Secretaria do Estado da Educação de São Paulo, 1986, p.15-30.

SILVA, Fabrício. Oliveira da; ALVES, Ingrid da Silva. Contribuição do PIBID para a prática profissional: aprendizagens da docência por homologia na formação inicial. Revista Exitus, [S.l.], v. 10, n. 1, e020104. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1499 Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1499

Acesso em: 3 set. 2021.

SILVA, Fabrício Oliveira da.; OLIVEIRA, Lécia Carneiro. Ensino e aprendizagem de leitura na universidade: desafios da relação professor e estudante. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 19, e-65470, 2021. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/65740/37155 Acesso em: 4 nov. 2021

Downloads

Publicado

2022-08-07

Como Citar

SILVA, F. O. da. Didáticas insurgentes da relação professor e estudante no ensino de Filosofia. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 1, p. e11175, 2022. DOI: 10.22481/redupa.v1.11175. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11175. Acesso em: 22 nov. 2024.