A prática de atividades lúdicas e o processo de aprendizagem dos alunos em contexto da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v1.11177

Palavras-chave:

Covid-19, atividades lúdicas, aprendizagem

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar as  implicações da Covid-19 na prática de atividades lúdicas e na aprendizagem dos alunos dos 6 a 7 anos de idade. O estudo foi realizado numa das escolas primárias completas da cidade de Lichinga, Província de Niassa, em Moçambique, no período compreendido entre 2020 a 2021. Para o alcance desse objetivo foi adotada uma abordagem qualitativa. Para o processo de recolha de dados recorreu-se a técnica de entrevista estruturada aplicada a quatro professores. O tratamento de dados foi feito por meio das técnicas de análise de conteúdo e de triagulação de dados.Os resultados revelam que a Covid-19 limitou a prática de atividades lúdicas em sala de aula e, consequentemente, o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos por meio de brincandeiras. Assim sendo, urge a necessidade de se repensar nas atividades lúdicas que possam ser realizadas individualmente em tempos da pandemia da Covid-19.

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Biografia do Autor

Arsénia das Dores Rafael N’Dala, Universidade Rovuma-Extensão de Niassa - Moçambique

Licenciada em Psicologia Educacional pela Universidade Rovuma-Extensão de Niassa.   Contribuição: autor.

José Valério Samuel, Universidade Rovuma-Extensão de Niassa - Moçambique

Mestre em Psicologia Educacional pela Universidade Pedagógica. Docente no curso de Graduação, no Departamento de Educação e Psicologia, Universidade Rovuma-Extensão de Niassa.

Almeida Meque Gomundanhe, Universidade Rovuma-Extensão de Niassa - Moçambique

Doutor em Inovação Educativa pela Universidade Católica de Moçambique-Faculdade de Educação e Comunicação. Docente dos cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Rovuma-Extensão de Niassa, Departamento de Educação e Psicologia. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa de Educação e Contextualização no Ensino (NUPECE) e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular e Cotidiano Escolar (GEPECE). Contribuição: autor. 

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Publicado

2022-08-07

Como Citar

N’DALA, A. das D. R. .; SAMUEL, J. V. .; GOMUNDANHE, A. M. A prática de atividades lúdicas e o processo de aprendizagem dos alunos em contexto da Covid-19. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 1, p. e11177, 2022. DOI: 10.22481/redupa.v1.11177. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11177. Acesso em: 22 dez. 2024.