A prática de atividades lúdicas e o processo de aprendizagem dos alunos em contexto da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v1.11177Palavras-chave:
Covid-19, atividades lúdicas, aprendizagemResumo
O presente estudo tem como objetivo analisar as implicações da Covid-19 na prática de atividades lúdicas e na aprendizagem dos alunos dos 6 a 7 anos de idade. O estudo foi realizado numa das escolas primárias completas da cidade de Lichinga, Província de Niassa, em Moçambique, no período compreendido entre 2020 a 2021. Para o alcance desse objetivo foi adotada uma abordagem qualitativa. Para o processo de recolha de dados recorreu-se a técnica de entrevista estruturada aplicada a quatro professores. O tratamento de dados foi feito por meio das técnicas de análise de conteúdo e de triagulação de dados.Os resultados revelam que a Covid-19 limitou a prática de atividades lúdicas em sala de aula e, consequentemente, o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos por meio de brincandeiras. Assim sendo, urge a necessidade de se repensar nas atividades lúdicas que possam ser realizadas individualmente em tempos da pandemia da Covid-19.
Downloads
Referências
AMADO, João (cood.). Manual de Investigação Qualitativa em Educação. Coimbra: Impressa da Universidade de Coimbra, 2017.
BORGES, Maria Fernanda; RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. A Educação Psicomotora como Instrumento no Processo de Aprendizagem. Revista Eletrônica Saberes da Educação, v. 4, n. 1, p. 1-12. 2013. Disponível em: http://docs.uninove.br › arte › fac › pdf › m_fernanda.
Acesso em: 28 maio 2022.
CARDIA, Joyce Aparecida Pires. A Importância da Presença do Lúdico e da Brincadeira nas Séries Iniciais: Um Relato de Pesquisa. Revista Eletrônica de Educação, v. 5, n.9, p. 1- 14, jul./dez. 2011. Disponível em: https://videocamp-prod us.s3.amazonaws.com/uploads/lesson_plan_attachment/file/000/000/002/2/A_IMPORT_NCI A_DA_PRESEN_A_DO_L_DICO_E_DA_BRINCADEIRA_NAS_S_RIES.pdf. Acesso em:
maio 2022.
CASTRO, Bruna Jamila de; COSTA, Priscila Caroza Frasson. Contribuições de um jogo didático para o processo de ensino e aprendizagem de Química no Ensino Fundamental segundo o contexto da Aprendizagem Significativa. Revista Eletrônica de Investigação em Educação em Ciências, v. 6, n. 2, p. 25-36, dez. 2011. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/pdf/reiec/v6n2/v6n2a02.pdf. Acesso em 27 maio 2022.
CORDAZZO, Scheila Tatiana Duarte; VIEIRA, Mauro Luís. A Brincadeira e suas Implicações nos Processos de Aprendizagem e de Desenvolvimento. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 92-104, abr. 2007.
CUNHA, Nyelse Helena Silva. (1994). Brinquedoteca: um mergulho no brincar. São Paulo, Brasil: Maltese.
DE LIMA, Luciene César; DE SOUSA, Léa Barbosa. Pandemia do Covid-19 e o Processo de Aprendizagem: um olhar psicopedagógico. Revista multidisciplinar e de psicologia, v. 15, n. 54, p. 813-835, 2021. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/viewFile/3017/4724. Acesso em 28 maio 2022.
DIEHL, Astor António; TATIM, Denise Carvalho. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
O Lúdido na Formação do educador. 9ª ed. Petrópolis, Rj: Vozes, 2011.
FRITZ, Ana Niza Dias. As atividades lúdicas no processo de ensino-Aprendizagem: um olhar docente (Monografia de Especialização). MEDIANEIRA: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2013.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 7ª ed. São Paulo:
Perspetiva, 2012.
DA SILVA, Isabela Ribeiro; DA SILVA, Andressa Melina Becker. O impacto da pandemia covid-19 na educação física escolar: uma revisão integrativa da literatura. In: Revista Pensar a Prática, p. 1-26, 2022.
LAITA, Martins dos Santos Vilanculos. A Universidade em questão: uma leitura do processo de Bolonha no contexto moçambicano. Nampula: Fundação AIS.
LEON, Adriana Duarte. Reafirmando o Lúdico como Estratégia de Superação das Dificuldades de Aprendizagem. In: Revista Ibero-americana de Educação, n. 56/3, p. 1-15, out. 2011. Disponível em: https://rieoei.org/historico/deloslectores/4034Duarte.pdf
MOÇAMBIQUE. Decreto Presidencial no 11/2020, de 30 de Março de 2020. Declara o Estado de Emergência, por razões de Calamidade Pública, em todo o território nacional. 2020. Maputo: Imprensa Nacional de Moçambique.
MIZUKANI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
PAPELIA, Diane. et all. (2009). O mundo da criança: da infância à adolescência. 11 ª ed. São Paulo, Brasil: McGraw Hill.
PINTO, Cibele Lemes; TAVARES, Helenice Maria. O Lúdico na Aprendizagem: Aprender a Aprender. In: Revista da Católica, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 226-235, 2010. Disponível em: https://jogoscooperativos.files.wordpress.com/2012/06/lc3badico.pdf. Acesso em: 27 maio 2022.
QUIVY, Raymond; CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: gradiva, 1995.
SEVERINO, António Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. Ed. São Paulo: Cortez, 2007.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VELOSO, Fernando Silva; WALESKO, Angela Maria Hoffman (2020). Estágio supervisionado remoto de línguas estrangeiras em tempos de pandemia: experiências e percepções na UFPR. Rev. Nova Paideia-Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, v. 2, n. 1, p. 35-57, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Arsénia das Dores Rafael N’Dala, José Valério Samuel, Almeida Meque Gomundanhe
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.