Uma aprendizagem não tardia: considerações acerca da educação de jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v1.11183

Palavras-chave:

aprendizagem ao longo da vida, desenvolvimento cognitivo, educação de jovens e adultos

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo central realizar algumas reflexões acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e como essa modalidade de ensino pode ser vislumbrada a partir do viés do desenvolvimento humano, com foco na aprendizagem. Posto isso, devemos destacar que durante muitos anos prevaleceram percepções equivocadas acerca de como o adulto aprende, e em muitas delas os mesmos eram tidos como estudantes que não mais aprendem como as crianças e os adolescentes. Uma visão reducionista que não representa a realidade desses sujeitos que possuem trajetórias de vida e experiências únicas. Sendo assim, concluímos que a aprendizagem ocorre constantemente e ao longo da vida. Diante disso, compreendemos que os educandos da EJA são indivíduos que possuem habilidades cognitivas necessárias para um desenvolvimento reflexivo, crítico e complexo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gênesis Guimarães Soares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).  Contribuição de autoria: autor

Ludmila Alves Dias, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Contribuição de autoria: autora

Adenilson Souza Cunha Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Adenilson Souza Cunha Júnior. Doutor em Educação pela UFMG. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Contribuição de autoria: orientador.

Referências

ARROYO, Miguel Gonzalez. Educação de Jovens-Adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia Gomes de Castro; GOMES, Nilma Lino (org.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2007.

ARROYO, Miguel Gonzalez. A educação de jovens e adultos em tempos de exclusão. In: UNESCO. Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. 2ed. Brasília: UNESCO, 2008.

CAMARGO, Luís Marcelo Aranha; SILVA, Romeu Paulo Martins; MENEGUETTI, Dionatas Ulises de Oliveira. Tópicos de metodologia de pesquisa: Estudos de coorte ou cohorte prospectivo e retrospectivo. J. Hum. Growth Dev., São Paulo, v. 29, n. 3, p. 433-436, dez. 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12822019000300016&lng=pt&nrm=iso . Acesso em 19 de julho de 2021.

DI PIERRO, Maria Clara. Tradições e Concepções de Educação de Jovens e Adultos. In: CATELLI JÚNIOR, R. (org.). Formação e práticas na educação de jovens e adultos. São Paulo: Ação Educativa, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

HADDAD, Sérgio. Educação de Jovens e Adultos, Direito Humano e Desenvolvimento Humano. In: CATELLI JÚNIOR, R (org.) Formação e Práticas na Educação de Jovens e Adultos. São Paulo: Ação Educativa, 2017.

NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes; Aprendizagem do Aluno Adulto: Implicações para a Prática Docente no Ensino Superior. Curitiba: InterSaberes, 2012.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. de. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 2010.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 12, p. 59-73, 1999. Disponível em http://forumeja.org.br/files/Vol%2007_ed%202_Ed%20Diversidade.pdf . Acesso em 20 de março de 2021.

PALACIOS, Jesús. O desenvolvimento após a adolescência. In: COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

PAPALIA, Diane E.; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed editora, 2013.

PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo: Cortez Editora, 1993.

SANTOS, Geovânia Lúcia dos. Educação Superior ainda que tardia: impactos e efeitos da educação superior entre adultos egressos da EJA. Anais da 6ª Conferência Forges, 2016. Disponível em: https://www.aforges.org/wp-content/uploads/2016/11/4-Geovania-dos-Santos_Educac_a_o-superior-ainda-que-tardia.pdf. Acesso em: 15 de julho de 2021.

SOARES, Amanda Cibele. A aprendizagem do adulto em produções bibliográficas nacionais: contribuições para a formação de professores. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018. Disponível em < https://locus.ufv.br//handle/123456789/24523> . Acesso em 29 de junho de 2021.

Downloads

Publicado

2022-08-08

Como Citar

SOARES, G. G.; DIAS, L. A.; CUNHA JÚNIOR, A. S. Uma aprendizagem não tardia: considerações acerca da educação de jovens e adultos. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 1, p. e11183, 2022. DOI: 10.22481/redupa.v1.11183. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11183. Acesso em: 23 jan. 2025.