Uma aprendizagem não tardia: considerações acerca da educação de jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v1.11183

Palavras-chave:

aprendizagem ao longo da vida, desenvolvimento cognitivo, educação de jovens e adultos

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo central realizar algumas reflexões acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e como essa modalidade de ensino pode ser vislumbrada a partir do viés do desenvolvimento humano, com foco na aprendizagem. Posto isso, devemos destacar que durante muitos anos prevaleceram percepções equivocadas acerca de como o adulto aprende, e em muitas delas os mesmos eram tidos como estudantes que não mais aprendem como as crianças e os adolescentes. Uma visão reducionista que não representa a realidade desses sujeitos que possuem trajetórias de vida e experiências únicas. Sendo assim, concluímos que a aprendizagem ocorre constantemente e ao longo da vida. Diante disso, compreendemos que os educandos da EJA são indivíduos que possuem habilidades cognitivas necessárias para um desenvolvimento reflexivo, crítico e complexo.

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Biografia do Autor

Gênesis Guimarães Soares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).  Contribuição de autoria: autor

Ludmila Alves Dias, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Contribuição de autoria: autora

Adenilson Souza Cunha Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Adenilson Souza Cunha Júnior. Doutor em Educação pela UFMG. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Contribuição de autoria: orientador.

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Publicado

2022-08-08

Como Citar

SOARES, G. G.; DIAS, L. A.; CUNHA JÚNIOR, A. S. Uma aprendizagem não tardia: considerações acerca da educação de jovens e adultos. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 1, p. e11183, 2022. DOI: 10.22481/redupa.v1.11183. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11183. Acesso em: 22 dez. 2024.