Uma aprendizagem não tardia: considerações acerca da educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v1.11183Palavras-chave:
aprendizagem ao longo da vida, desenvolvimento cognitivo, educação de jovens e adultosResumo
O presente ensaio tem como objetivo central realizar algumas reflexões acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e como essa modalidade de ensino pode ser vislumbrada a partir do viés do desenvolvimento humano, com foco na aprendizagem. Posto isso, devemos destacar que durante muitos anos prevaleceram percepções equivocadas acerca de como o adulto aprende, e em muitas delas os mesmos eram tidos como estudantes que não mais aprendem como as crianças e os adolescentes. Uma visão reducionista que não representa a realidade desses sujeitos que possuem trajetórias de vida e experiências únicas. Sendo assim, concluímos que a aprendizagem ocorre constantemente e ao longo da vida. Diante disso, compreendemos que os educandos da EJA são indivíduos que possuem habilidades cognitivas necessárias para um desenvolvimento reflexivo, crítico e complexo.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel Gonzalez. Educação de Jovens-Adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia Gomes de Castro; GOMES, Nilma Lino (org.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2007.
ARROYO, Miguel Gonzalez. A educação de jovens e adultos em tempos de exclusão. In: UNESCO. Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. 2ed. Brasília: UNESCO, 2008.
CAMARGO, Luís Marcelo Aranha; SILVA, Romeu Paulo Martins; MENEGUETTI, Dionatas Ulises de Oliveira. Tópicos de metodologia de pesquisa: Estudos de coorte ou cohorte prospectivo e retrospectivo. J. Hum. Growth Dev., São Paulo, v. 29, n. 3, p. 433-436, dez. 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12822019000300016&lng=pt&nrm=iso . Acesso em 19 de julho de 2021.
DI PIERRO, Maria Clara. Tradições e Concepções de Educação de Jovens e Adultos. In: CATELLI JÚNIOR, R. (org.). Formação e práticas na educação de jovens e adultos. São Paulo: Ação Educativa, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
HADDAD, Sérgio. Educação de Jovens e Adultos, Direito Humano e Desenvolvimento Humano. In: CATELLI JÚNIOR, R (org.) Formação e Práticas na Educação de Jovens e Adultos. São Paulo: Ação Educativa, 2017.
NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes; Aprendizagem do Aluno Adulto: Implicações para a Prática Docente no Ensino Superior. Curitiba: InterSaberes, 2012.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. de. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 2010.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 12, p. 59-73, 1999. Disponível em http://forumeja.org.br/files/Vol%2007_ed%202_Ed%20Diversidade.pdf . Acesso em 20 de março de 2021.
PALACIOS, Jesús. O desenvolvimento após a adolescência. In: COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
PAPALIA, Diane E.; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed editora, 2013.
PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo: Cortez Editora, 1993.
SANTOS, Geovânia Lúcia dos. Educação Superior ainda que tardia: impactos e efeitos da educação superior entre adultos egressos da EJA. Anais da 6ª Conferência Forges, 2016. Disponível em: https://www.aforges.org/wp-content/uploads/2016/11/4-Geovania-dos-Santos_Educac_a_o-superior-ainda-que-tardia.pdf. Acesso em: 15 de julho de 2021.
SOARES, Amanda Cibele. A aprendizagem do adulto em produções bibliográficas nacionais: contribuições para a formação de professores. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018. Disponível em < https://locus.ufv.br//handle/123456789/24523> . Acesso em 29 de junho de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gênesis Guimarães Soares, Ludmila Alves Dias, Adenilson Souza Cunha Júnior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.